Fr. FRANCISCO DE SANTA THEREZA XAVIER filho de Antonio da Sylva Ferreira, e Catherina Correa naceo em Lisboa, e na Parochial Igreja de N. Senhora da Encarnaçaõ recebeo a primeira graça a 28. de Dezembro de 1704. Depois de estudar Grammatica com o P. Gaspar Simoens insigne Professor de letras humanas, e Filosofia no Collegio patrio dos Padres Jesuitas, recebeo o penitente habito de S. Francisco em o Convento de Alanquer da Provincia de Portugal a 2. de Mayo de 1712. Tanto se adiantou o seu talento na aplicaçaõ das sciencias severas, que no anno de 1733. foy nomeado Lente de Artes em o Convento de S. Francisco do Porto donde crecendo com os annos a fama da sua litteratura passou por ordem real em 12. de Fevereiro de 1737. a ler a Cadeira da Sagrada Escritura no magnifico Convento de N. Senhora, e Santo Antonio dos Religiosos Arrabidos junto da Villa de Mafra onde presidio a tres actos litterarios de Theologia Positiva com geral aclamaçaõ dos seus estudos. Da lisaõ desta Cadeira foy transferido para dictar Theologia Escholastica em o Convento de S. Francisco da Cidade. Sendo Qualificador do Santo Officio, e Consultor da Bulla da Cruzada, subio ao honorifico lugar de Provincial a 22. de Mayo de 1745. quando contava 41. de idade. Publicou.
Sermaõ do Serafico Patriarcha S. Francisco pregado no seu Convento de Lisboa na Solemnidade que Ihe dedicou no anno de 1738. a sua Veneravel Ordem Terceira em dia do Rosario da Mãy de Deos estando o Santissimo exposto, e assistindo na mesma Celebridade a Veneravel Ordem Terceira de S. Domingos. Lisboa na Officina da Musica 1739. 4.
Oraçaõ de Sapiencia recitada na presença delRey D. Joaõ o V. Principe, e Infantes, quando se abriraõ os Estudos de Filosofia, Theologia Especulativa, Moral, e Positiva em o Real Convento de Mafra. M. S.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]