FR. ANTONIO DE S. BERNARDINO, Franciscano da provincia dos Algarves, jubilado em Theologia, prégador da Rainha d’Inglaterra D. Catharina com a qual partiu para Londres, quando esta senhora foi desposar-se com Carlos II. Voltou para Portugal em 1671, passando então da sua provincia para a de S. Antonio dos Capuchos. – Foi natural da cidade de Beja, e m. em Lisboa a 22 de Junho de 1674. – E.
462) (C) Caminho do céo, descoberto aos viadores da terra pela determinação dos tempos, exercicio da continuação da vida, e do artigo da morte. Londres, sem nome do impressor. 1665. 12.º de XII‑455 pag. – Edição hoje pouco vulgar. Sahiu segunda vez, augmentado com uma Semana espiritual de Meditacões. Lisboa, por Bernardo da Costa 1730. 8.º de XVI‑456 pag. O auctor do accrescentamento foi Fr. Manuel de Deus, missionario do seminario do Varatojo de quem faço menção no seu logar.
463) Tractado do nascimento vida e morte do Doutor João Pissarro, Prior da Igreja parochial de S. Nicolau de Lisboa. Lisboa por Miguel Rodrigues 1741. 4.º de XXXII‑231 pag. Sahiu posthumo por diligencia do Prior da mesma egreja João Antunes Monteiro. Não vejo rasão para que esta segunda obra do auctor deixasse de ser egualmente incluida no Catalogo da Academia, tendo-o sido a primeira: se não é que o compilador, costumado como estava a trasladar de Barbosa, e fazendo uso só dos tres primeiros volumes da Bibl. Lusit., deixou escapar este livro (que vem mencionado no quarto) por ignorar a sua publicação.
Qualquer das duas obras indicadas são de mediocre valor no mercado, e não muito procuradas; posto que escriptas em phrase limpa, e em linguagem suficientemente correcta.
[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]