FRANCISCO DE S. THOMAS naceo na Cidade do Porto a 29. de Agosto de 1661. sendo filho de Domingos Teixeira Sylva, e D. Maria Pereira, e Irmaõ de Fr. Fernando da Soledade Provincial, e Chronista da Ordem Serafica da Provincia de Portugal de quem se fez memoria em seu lugar. Na idade da adolescencia recebeo a murça de Conego Secular do Evangelista amado, e em taõ florente Congregaçaõ fructificou o seu penetrante engenho assim nas especulaçoens Theologicas, em cuja liçaõ jubilou, como nas declamaçoens Evangelicas com as quais adquerio aplauzo o seu nome, colheo fruto o seu zelo discorrendo por diversas partes do Reyno para despertar aos pecadores do lethargo da culpa. Acompanhava até o patibulo aos reos dos mayores crimes exhortando-os com apostolica eficacia à verdadeira contriçaõ de suas culpas para que tolerando resignados o suplicio se fizessem merecedores da salvaçaõ eterna. Foy Examinador Synodal dos Bispados de Lamego, e Porto. Falleceo no Convento de S. Joaõ de Xabregas Cabeça da Congregaçaõ dos Conegos Seculares neste Reyno a 30. de Setembro de 1726. com 65. annos de idade e 45. De Religiaõ. Publicou.

Discurso Encomiastico do Sagrado Benjamim de Christo, e filho adoptivo da mesma Mãy de Deos, o grande Evangelista S. Joaõ. Lisboa por Manoel Lopes Ferreira. 1701. 4.

Sermaõ do grande Evangelista S. Joaõ em o Real Convento da Esperança. Lisboa por Antonio Pedrozo Galraõ 1702. 4.

Sermaõ do nosso insigne Portugues S. Antonio na occurrencia do Lausperenne na Parochial de S. Jorge desta Cidade de Lisboa a 24. de Novembro de 1701. Lisboa pelo mesmo Impressor 1702. 4.

Oraçaõ funebre na luctuosa morte delRey D. Pedro II. Nosso Senhor. Lisboa por Manoel, e Jozeph Lopes Ferreira. 1707. 4.

Sermaõ do Excelso Principe dos Anjos o Archanjo S. Miguel pregado no Real Convento das Religiosas de S. Clara da Villa do Conde. Lisboa por Jozeph Lopes Ferreira Impressor da Augustissima Rainha Nossa Senhora. 1714. 4.

Sermaõ nas Exequias do Illustrissimo e Reverendissimo Senhor D. Francisco de .S . Jeronimo Geral que foy duas vezes dos Conegos Seculares da Congregaçaõ do Evangelista, Dignissimo Bispo do Rio de Janeiro do Conselho de S. Magestade que se fizeraõ no Convento de Santo Eloy de Lisboa Oriental. Lisboa por Francisco Xavier de Andrade 1723. 4. Deste Sermaõ faz memoria o moderno addicionador da Bib. Occid. de Antonio de Leaõ Append. 2. Tit. 26.

Epitome de Nossa Senhora do Valle, em que se trata da sua admiravel, e miraculosa imagem, que se venera no Convento dos Conegos Seculares da Congregaçaõ de S. Joaõ Evangelista da Cidade do Porto, como tambem da sua escravidaõ, e Novena. Lisboa por Jozeph Lopes Ferreira. 1714. 24.

Caminho do Ceo encuberto no espiritual prado da doutrina Christãa, descuberto em hum Dialogo entre Mestre, e discipulo com preguntas, e repostas. Lisboa por Pedro Ferreira. 1726. 8.

Fasciculus Catholicae veritatis. fol.

De potestate Clavium. fol.

Cursus Philosophicus. fol.

Estas tres obras escritas da sua maõ se conservaõ na Livraria do Convento de S. Bento de Xabregas Cabeça da Congregaçaõ dos Conegos Seculares do Evangelista.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]