FRANCISCO DE SANTA THEREZA naceo na Cidade do Porto a 2. de Julho de 1685. onde deveo á virtuosa educaçaõ de seus Pays Antonio da Costa, e Ignacia Pinta a eleiçaõ de largar o mundo, e receber a murça de Conego Secular do Evangelista em o Convento de Villar de Frades a 11. de Fevereiro de 1700. Tendo aprendido os primeiros rudimentos na patria acabou de estudar Grammatica em o Real Collegio das Artes em Coimbra, e no Collegio, que a sua Congregaçaõ tem nesta Cidade aprendeo, e dictou as Sciencias de Filosofia, e Theologia em cuja sublime Faculdade lhe conferio a Academia Conimbricense o grào de Doutor a 26. de Julho de 1714. Foy Reytor do mesmo Collegio, e Provedor do Hospital Real de Coimbra. Nesta Cidade com as suas declamaçoens evangelicas converteo innumeraveis estudantes da vida licenciosa para o caminho da penitencia sendo cada palavra hum trovaõ, que despertava aos que jaziaõ sepultados em seus vicios. Falleceo no Collegio de Coimbra com geral opiniaõ de virtuoso a 17. de Novembro de 1739. quando contava 5 4. annos de idade. Com o suposto nome do P. Manoel Correa da Azambuja Cura da Freguesia de Nossa Senhora da Graça da Torre de Val de todos do Bispado de Coimbra. Publicou
Tratado do Cerimonial da Missa rezada confórme as Rubricas do Missal Romano reformado. Coimbra por Antonio Simoens Ferreira. 1733. 8.
Compendio de Indulgencias, e devoções em duas partes dividido. Na primeira se trata das Indulgencias em comum, e em particular, e no fim se poem o Decreto de Innocencio XI. das Indulgencias apocrifas. Na segunda se explica, que cousa seja verdadeira devoçaõ, e se propoem varias devoçoens extrahidas de Authores pios para se aproveitarem dellas os que forem devotos. Coimbra pelo dito Impressor. 1734. 8.
Tinha composto com grande estudo, que deixou imperfeito. Commentaria in Magistrum Sententiarum. fol. M. S.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]