P. ANTONIO DE ARAUJO, Jesuita, natural da ilha de S. Miguel, e filho de Joaquim de Araujo e de D. Anna Pacheco. Passou para a America na sua adolescencia, e no collegio da Bahia vestiu a roupeta de S. Ignacio. Deu‑se á cathequese dos indios, e divagou por muitos annos nos sertões do Brazil, convertendo muitas almas á fé catholica. M. em 1632. Para instrucção dos convertidos compoz juntamente com outros missionarios a obra seguinte:
413) Cathecismo na lingua brasileira, em que se contém a summa da Doutrina Christã, com tudo o que pertence á nossa sancta fé e bons costumes: composto a modo de dialogos por Padres doutos e boas linguas da Companhia de Jesus. Lisboa, por Pedro Craesbeeck 1618. 8.º‑Traz no principio umas Cantigas para os mininos da sancta doctrina compostas pelo P. Christovão Valente, da mesma Companhia. D’esta rarissima edição não sei que exista em Lisboa algum exemplar.
Passados muitos annos foi este cathecismo segunda vez impresso, e sahiu com o titulo seguinte: Cathecismo brasilico da Doutrina Christã, com o ceremonial dos Sacramentos e mais actos parochiaes, composto por Padres doutos da Companhia de Jesus; aperfeiçoado e dado á luz pelo P. Antonio de Araujo; emendado n’esta segunda edição pelo P. Bartholomeu de Leam, da mesma Companhia. Lisboa, por Miguel Deslandes 1686.8.º de XIV-371 pag.
É tambem muito rara esta edição, de que um exemplar pertencente á bibliotheca do celebre orientalista Mr. Langlés foi vendido em Paris em 1825 por 30 francos, como consta do respectivo catalogo sob n.° 227. – Outro exemplar da mesma edição foi offerecido ao Instituto Historico Geographico do Brasil em Outubro de 1855.
[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]