D. ANTONIO ARDIZZONE SPINOLA, Clerigo Regular Theatino, napolitano por nascimento, e portuguez naturalisado por amor, como elle se intitula na primeira das obras abaixo mencionadas. – N. em 1609, e tendo partido para a India como missionario em 1639, lá permaneceu até que em 1648 foi chamado a Lisboa. Aqui cooperou muito para a fundação da casa da sua ordem, e foi n’ella Preposito e Visitador. Em 1674 o nomearam em capitulo Preposito para a casa de S. Paulo em Napoles, e ahi faleceu a 16 de Outubro de 1697. – V. as Mem. Hist. dos Clerigos Reg. por D. Thomás Caetano de Bem, tomo I pag. 271 a 282. – E. e publicou no tempo em que esteve em Portugal:
430) Cordel triplicado de amor a Christo Jesus Sacramentado; ao Encuberto de Portugal nascido; a seu reino restaurado. Lançado em tres livros de sermões: da feliz acclamação delrei D. João IV: da sagrada communhão restaurada na India: dos felizes annos delrei. Lisboa, por Antonio Craesbeeck de Mello 1680. 4.° de LXXVI‑735 pag., com copiosos indices no fim; adornada com os retratos dos reis D. João IV, D. Pedro II, do auctor, e outras estampas.
Este livro, que não é muito vulgar, foi mandado supprimir, e prohibida a sua leitura por edital da Mesa Censoria de 6 de Março de 1775, no qual se qualifica de livro pernicioso, por conter escandalos, erros, e proposições intoleraveis, as quaes no mesmo edital se expõem e analysam largamente. – Um exemplar que tenho d’elle, o comprei por 300 réis, mas creio que outros têem sido vendidos por 480, ou 600 réis, e ainda por mais.
431) Divindade participada da Virgem Mãe de Deus, exposta em dous sermões de sua immaculada Conceição. Lisboa, pelo mesmo impressor 1682. 4.º de 66 pag. – Nunca encontrei de venda algum exemplar, e só vi o que existe na Livraria do extincto convento de Jesus.
432) A figura do Peccador, que Christo Senhor Nosso fez em sua sagrada paixão, exposta em cinco sermões, prégados nas cinco domingas da quaresma. Genova, 1684. 4.º de 344 pag. – Mais raro que os antecedentes e d’elle não vi ainda exemplar algum, transcrevendo‑o para aqui das Mem. Hist. de D. Thomás Caetano de Bem.
Barbosa não incluiu este auctor na sua Bibl. por ser estrangeiro. O estylo dos referidos sermões é inteiramente conforme ao gosto da epocha, e assim abundam em conceitos, antitheses, metaphoras e trocadilhos de toda a especie; a propria linguagem não é assaz correcta e por isso não é de admirar que elles fossem tambem omittidos no Catalogo da Academia.
[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]