ANTONIO DE ARAUJO TRAVASSOS, Official da Secretaria d’Estado dos Negocios da Fazenda, Socio da Acad. Real. das Sc. de Lisboa, etc. – N. na Cidade d’Elvas, e se é exacto o que se lê nas Mem. da Acad., tomo X parte II a pag. IX, vivia ainda no mez de Dezembro de 1829 em Paris, onde estava residindo desde alguns annos. – E.
424) Ensaio sobre a economia dos combustiveis: premiado pela Sociedade Real Maritima, e lido em sessão de 4 de Fevereiro de 1804. Lisboa, na Imp. Reg. 1810. 8.º de 55 pag.
425) Defeza contra a injusta accusação que no numero XX do Jornal de Coimbra lhe fez o Doutor Constantino Botelho de ter chamado suas varias descubertas alheias. Ibi, na mesma Imp. 1813. 8.º gr. de 24 pag. – Esta polemica continuou em varios numeros do referido jornal.
426) Ensaio sobre um novo methodo d’ensinar a ler, e taboadas para a multiplicação dos numeros de 1 a 100 por cada um dos mesmos numeros: com as cartas respectivas, e 432 pequenas estampas para recreio e instrucção dos meninos, e para se lhes darem em premio á medida dos seus progressos. Ibi, na mesma Impr. 1820. 8.º gr. 3 tomos.
427) Extracção de Loterias, que se executa em tempo brevissimo, e sem que possa haver engano. – Inserto nas Mem. da Acad. R. das Sc., tomo V parte I.
428) Memoria sobre a distillação. – Inserta nas ditas Mem., tomo V parte II.
429) Memoria sobre a distillação continua. – No tomo VII das ditas Mem.
[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]