P. FRANCISCO RODRIGUES naceo na Villa de Montemor o Velho em o Bispado de Coimbra, e entrou na Companhia de JESUS em o Collegio de Coimbra a 17. de Novembro de 1608. Depois de ensinar letras humanas, Filosofia, e Theologia Moral, foy Procurador da Provincia Lusitana em a Corte de Madrid em que deixou memoria do seu talento. Restituido ao Reyno governou os Collegios de Faro, e de Braga; onde falleceo a 26. de Mayo de 1654. Delle se lembra Joan. Soar. de Brit. Theatr. Lusit. Litter. lit. F. n. 64. e Franco Imag. da Virtud. do Colleg. De Coimbra. Tom. 2. pag. 618. Compoz quando assistio em Madrid

Cathalogo dos Religiosos da Companhia de JESUS, que foraõ martyrizados, e mortos no Japaõ pela Fè de Christo em os annos de 1632. e 1633. Dedicado ao Nuncio Campegio. Madrid por Andre de la Parra 1633. fol. Sahio vertido em Italiano. Roma por Francisco Corbelleti 1646. 8. E em Latim Antuerpiae per Joannem Meursium. 1636. 12. Desta obra como do Author se lembra o moderno addicionador da Bib. Orient. de Ant. de Leaõ Tom. 1. Tit. 8. col. 373.

Carta escrita de Saõfins sobre os successos da guerra da Provincia da Beira. Sahio impressa na Relaçaõ do que obrou Rodrigo Pereira Sotto-Mayor Capitaõ, e Alcayde mòr da Villa de Caminha, e Valladares no tempo da Acclamaçaõ. Lisboa por Lourenço de Anveres. 1641. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]