D. Fr. FRANCISCO DE SANTA ROSA DE VITERBO naceo em o lugar da Flor da Rosa situado no Termo da Villa do Crato sendo filho de Joaõ Gonçalves, e Maria Martins. Na idade da adolescencia professou o austero Instituto dos Frades Menores em o Convento de Portalegre da Provincia dos Algarves a 4. de Setembro de 1712. onde depois de aprender as sciencias severas em que mostrou viveza de engenho as dictou com grande emolumento dos seus Discipulos atè jubilar na Sagrada Theologia. Sendo Qualificador do Santo Officio, e Consultor da Bulla da Cruzada, foy nomeado pelo Serenissimo Rey D. Joaõ o V. em 17. de Junho de 1742. Bispo de Nanckim, e posto que esteve por algum tempo indecizo na aceitaçaõ desta dignidade como considerasse que com ella se interessava o augmento das Christandades da China cedeo da sua renitencia, e foy Sagrado pelo Eminentissimo Patriarcha de Lisboa D. Thomaz de Almeyda em a Santa Igreja Patriarchal a 17. De Fevereiro de 1743. Neste anno por ordem delRey Nosso Senhor, e o Serenissimo Infante D. Pedro Graõ Prior do Crato, visitou este Priorado onde reformou muitos abuzos. Compoz
Optativo do Santissimo Nome de JESUS. Lisboa por Pedro Ferreira Impressor da Rainha Nossa Senhora. 1735. 12.
Conjunctivo do Venerabilissimo Nome de MARIA, e o Optativo do Santissimo Nome de JESUS. Lisboa pelo dito Impressor. 1737. 12.
Quinquagium Sacrum suavissimum, sive Quinarium Encomiasticum de Familia Sacra JESU MARIA JOSEPH, JOACHIM, & ANNA in quorum laudem tot Psalmi cum suis Antiphonis recitandi offeruntur, quot sunt Litterae ex quibus cujuslibet venerabile nomen componitur additis hymnis, & Orationibus congruis. Ulyssipone apud eumdem Typog. 1736. Traduzio de Castelhano em Portuguez.
Thezouro dos Christãos que para cada dia lhes deixou Christo no verdadeiro Maná Sacramentado composto pelo Padre Antonio Velasquez Pinto Clerigo Regular Menor. Lisboa por Domingos Gonçalves. 1739. 4.
Appendix ao Thezouro dos Christãos dividido em tres partes. Tom. 2. em que se prova a mesma materia sobre a Comunhaõ quotidiana convencendo com eficacissimas razoens, e genuinas provas aos da opiniaõ contraria com 10. approvaçoens de Theologos modernos, &c. Lisboa por Bernardo Fernandes Gayo. 1739. 4.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]