Fr. FRANCISCO DE MELLO natural de Lisboa filho de Luiz de Mello, e Izabel de Andrade professou o sagrado instituto da Ordem dos Prègadores no Real Convento de Bemfica a 30. de Mayo de 1699. onde se applicou com tal disvelo às sciencias dignas de hum perfeito Regular, que depois de as ensinar aos seus domesticos mereceo alcançar o grào de Bacharel em a Sagrada Theologia em a Universidade Conimbricense. Naõ sómente he versado na Theologia Escolastica como em a Moral de cuja Faculdade leo huma Cadeira em a Cathedral do Porto donde passou a ser Consultor da Bulla da Cruzada. Os applausos que conseguio como Mestre saõ iguais aos que pelo seu talento tem alcançado como Prègador de que saõ fieis testemunhas as seguintes obras

Sermaõ historico, e Panegyrico do Doutor Angelico Santo Thomaz de Aquino prègado no Convento do Porto a 7. de Março de 1725. Lisboa por Antonio Pedrozo Galraõ. 1725. 4.

Sermaõ Genealogico Historico, e Panegyrico de S. Domingos de Gusmaõ Fundador da Ordem dos Prègadores prègado em o Convento do Porto a 4. De Agosto de 1728. Lisboa pelo dito Impressor. 1729. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]