Fr. FRANCISCO DA NATIVIDADE Naceo em a Villa do Torraõ da Provincia Trãstagana, e recebeo o Habito de Eremita de S. Paulo no Convento de Montes Claros, onde pela applicaçaõ, que fez nos estudos sahio insigne Prègador, e pela observancia dos Estatutos exemplar Religioso sendo no habito pobre, nas acçoens moderado, e na conversaçaõ afavel. A mayor parte da vida passou exercitando os lugares a que o elevara o seu merecimento, e naõ pertendera a sua modestia sendo na sua Congregaçaõ Reytor dos Conventos de Elvas, Serra de Ossa, e Collegio de Evora, Definidor quatro vezes, tres Visitador, huma Vigario Geral, tres Provincial, e em tantas Prelasias unio a severidade com a brandura, e a prudencia com a benignidade. O seu mayor disvelo consistia em o culto divino naõ dissimulando o menor descuido na practica das ceremonias Eclesiasticas, e para que estas se executassem com a perfeiçaõ necessaria escreveo
Ordinario, e Ceremonial da Ordem segundo o uzo Romano das Missas, e Officios Divinos, e de outras cousas necessarias da Ordem de Nosso Padre S. Paulo primeiro Ermitaõ, e antiguidades da mesma Ordem. Lisboa por Pedro Craesbeeck. 1615. 4.
Falleceo no Convento da Serra de Ossa com evidentes sinaes de Predestinado quando contava 64. annos de idade, e 46. de Religiaõ a 10. de Junho de 1626. Como relata o livro dos Obitos daquelle Convento supposto, que o Licenciado Jorge Cardozo Agiol. Lusit. Tom. 3. pag. 776. tratando delle a 21. de Junho escreve que morrera neste dia.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]