FRANCISCO LOPES PESTANA Freyre professo da Militar Ordem de Aviz filho de Francisco Lopes, e Joanna Netta naceo na Villa de Santarèm onde instruido com as Humanidades, e Poesias para cuja arte o inclinava o genio, passou a cultivar os estudos mayores sendo Collegial do Collegio da Purificaçaõ de Evora, sahindo desta palestra taõ douto em Theologia Escholastica, que a dictou por muitos annos em o seu Convento de Aviz. Depois de ser Prior encomendado no anno de 1635. Da Parochial Igreja de S. Lourenço da sua Patria, foy Prior da Igreja do Salvador de Veyros do Bispado de ElVas. Falleceo em Santatèm a 20. de Agosto de 1672. e jaz em sepultura propria na Freguezia de Santa Iria. Compoz
De Conceptione B. Virginis libri 12. Esta obra, que tinha prompta para a Impressaõ quando era Prior de Veyros se queimou lastimosamente no saco, que os Castelhanos deraõ a esta Villa no anno de 1662.
Historia de Nossa Senhora da Gloria. Comedia Portugueza. A Ermida em que se venera a Senhora com este titulo està situada junto a Muge.
Dous Dialogos em que saõ interlocutores Portuguezes, e Castelhanos onde se reprehendem com graciosidade algumas acçoens executadas por aquelle tempo em a Provincia do Alentejo.
Loas para varias Festividades, e outras obras poeticas, que correm pelas mãos dos curiosos.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]