Fr. FRANCISCO DE IESUS MARIA SARMENTO chamado no seculo Francisco Sarmento de Moraes filho de Francisco Xavier de Mariz Sarmento, e Thereza Nunes de Moraes nasceo na Villa do Seixo do Bispado de Coimbra Provedoria da Guarda, e na Parochial Igreja de S. Pedro recebeo a graça bautismal a 12. de Setembro de 1713. Quando contava nove annos de idade estando jà suficientemente instruido em os preceitos da lingua Latina passou à Universidade de Coimbra, e tal foy o progresso que fez a sua applicaçaõ aos estudos severos de Filosofia, e Jurisprudencia, que naõ excedendo dezasete annos recebeo o gráo de Mestre em Artes, e de Bacharel em Direito Civil. Penetrado das apostolicas vozes de Fr. Manoel de Deos insigne Missionario do Seminario de Varatojo se resolveo a deixar o mundo, e seguir o estado Religioso, como mais seguro para alcançar a salvaçaõ, e entre todos elegeo o Serafico Instituto da Ordem Terceira da Penitencia, recebendo o Habito no Convento de N. Senhora de JESUS de Lisboa a 16. de Julho de 1731. Depois de estudar Theologia conhecendo os Superiores o grande talento, que tinha para o Pulpito, se lhe passou Patente de Prègador no Capitulo celebrado em Lisboa a 27. de Julho de 1737. de cujo Sagrado Ministerio tem publicado as seguintes produçoens.

Sermaõ de S. Joaõ Francisco Regis da Sagrada Companhia de JESUS Prégado no dia sexto do Ouctavario com que celebrou a Canonizaçaõ do mesmo Santo a Religiossima Caza Professa de S. Roque. Lisboa na Officina da Musica 1739. 4. & ibi por Domingos Gonsalves 1739. 4.

Sermaõ Panegirico Gratulatorio prègado na Festa de Nossa Senhora da Atalaya, e Remedios, que na Real Igreja de N. Senhora da Conceiçaõ dos Freires da Ordem de Christo em dia da Expectação lhe consagra todos os annos o Tribunal da Alfandega. Lisboa por Antonio Correa de Lemos. 1640. 4.

Sermaõ do Desagravo do Santissimo Sacramento em o terceiro dia do Solemnissimo Triduo, que a Regia Irmandade dos Escravos do mesmo Senhor celebra annualmente em o magnifico Templo de S. Vicente de Fóra. Lisboa por Antonio Correa de Lemos 1741. 4.

Sermaõ do Serafim de Assis o Patriarcha S. Francisco, prègado em o seu Convento de Nossa Senhora de JESUS dos Cardaes de Lisboa &c. Lisboa por Domingos Gonsalves. 1741.

Sermaõ Panegyrico da milagrosa Imagem do Santo Christo Crucificado Protector da Irmandade das Almas, Morte, e Oraçaõ em dia da Invençaõ da Cruz concorrendo a Ascençaõ do Senhor no mesmo dia na Parochial Igreja de S. Miguel. Lisboa por Jozè da Sylva da Natividade. 1742. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]