Fr. FRANCISCO DA ENCARNAÇAM naceo na Cidade do Porto a 29. De Setembro de 1673. onde seus Pays Miguel Vieira, e Maria de Abreu, o educaraõ com taõ virtuosos documentos que suavemente se inclinou a buscar a Religiaõ de S. Bento recebendo a monastica Cogulla no Convento Patrio a 25. de Março de 1694. quando contava vinte hum de idade. Exercitou com applauso o ministério concionatorio, sendo Prègador Geral, e Jubilado na Sagrada Theologia. Foy muito versado no estudo da Historia Sagrada, e Profana, e naõ menos em o da Genealogia como taõ conducente para o conhecimento da mesma Historia. Morreo no Convento de Refoyos de Basto em o anno de 1729. Compoz

Progressos admiraveis da Santa vida, e felicissima morte da Espoza dos Cantares Santa Getrudes a Magna. Dedicado ao Geral Fr. Paulo da Asumpçaõ. Conservasse na Livraria do Convento de Saõ Miguel de Refoyos de Basto onde o Author faleceo.

Novena de Santa Getrudes com hum Sermaõ da Santa prégado no Convento de Saõ Bento da Vitoria do Porto. Cujo Original prompto para a Impressaõ conserva em seu poder o Padre Fr. Marcelliano da Asumpçaõ Monge de Saõ Bento, e D. Abbade do Convento de Santarem.

Genealogias de varias Familias Portuguezas. Desta obra faz mençaõ o Padre Souza nas Advert. e Addições no Tom. 8. da Hist. Gen. da Casa Real Portug. pag. 26. §. 69.

Miscellanea de varias noticias do Mundo M. S. Estas duas ultimas obras se conservaõ no Mosteiro de Basto.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]