Fr. FRANCISCO DA CUNHA naceo em Lisboa onde teve por Pays a Domingos de Ataujo Escrivaõ dos Feitos da Coroa, e Barbara da Cunha. Instruido nas humanidades, e lingua Latina professou o sagrado instituto dos Eremitas de Santo Agostinho no Convento da sua Patria a 6. de Março de 1714. onde applicado às sciencias escholasticas sahio nellas taõ versado, que dictou Theologia aos seus domesticos e no Convento de Leiria do qual depois foy Prior, e do Convento da Penha de França tendo sido pela sua prudencia, e capacidade Presidente no Capitulo geral celebrado na Cidade de Perugia, Procurador da sua Provincia na Corte de Roma, Vigario Provincial em o Reyno do Algarve, e Examinador Synodal do mesmo Bispado. O grande talento, que exercita no pulpito o manifestou nas obras seguintes.
Oraçaõ funebre, Laudatoria Historica, e Panegyrica nas Exequias do Summo Pontifice Benedicto XIII. de gloriosa memoria, que na Sè da Cidade do Faro Reyno do Algarve mandou celebrar o Eminentissimo Senhor Cardeal Pereira do Titulo de Santa Susana, do Conselho de S. Magestade dignissimo Bispo do dito Bispado fazendo nellas Pontifical. Lisboa na Officina Augustiniana 1730. 4.
Sermaõ Panegyrico do Glorioso grande, ou mayor Santo S. JOZÉ fundado no Decreto da Sagrada Congregaçaõ dos Emminentissimos Cardeaes em 19. De Dezembro de 1726. pelo qual se manda pòr S. Jozè na Ladainha dos Santos depois de S. Joaõ Bautista prègado na Sè de Faro. Lisboa na mesma Officina. 1731.4.
Oraçaõ Academica Panegvrica Historica Encomiastica Profano-Sacra pelos felicissimos successos, e vitoriosos Armas da Serenissima Rainha de Bohemia com a descripçaõ do mesmo Reyno, e Corte de Praga, e das dyas vitoriar do Panàro, e Meno adornada de varias Poesias, e muitos versos dos melhores engenhos Portuguezes. Lisboa na Officina Alvatense 1733. 4.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]