FRANCISCO JACOME valeroso Soldado, que no anno de 1541. acompanhou ao insigne Capitaõ D. Christovaõ da Gama, mais illustre pelo sangue derramado em obzequio de Christo, do que por aquelle, que herdou de seus famosos Ascendentes, quando entrou no Imperio da Ethiopia. Sucedendo no posto de Capitaõ ao celebre Iorge Nogueira, foy glorioso instrumento de que Malaseguet Emperador da Etiopia triumfasse no anno de 1577. de Robus Mamed Rey de Adel, que com hum formidavel exercito entrou devastando as principaes terras daquelle vasto Imperio, ao qual se oppoz Francisco Iacome com tanto esforço, que obrigou a huma parte de taõ grande corpo se entregasse a huma vergonhosa fugida, e outra ficasse prisioneira, entrando neste numero tres filhos do Capitaõ Noor, que tinhaõ morto ao Emperador Claudios, aos quaes mandou degollar seu filho, que lhe sucedeo no trono Imperial. Nesta Batalha se recolheraõ por desposos de mayor estimaçaõ o capacete, e saya de malha do insigne D. Christovaõ da Gama. Para naõ caducar em a posteridade acçaõ taõ gloriosa, escreveo Francisco Iacome.

Relaçaõ da vitoria alcançada na Etiopia no mez de Dezembro de 1577. contra ElRey de Adel. M. S. De cuja obra faz mençaõ o Padre Fernando Guerreiro nas Addiçoens da Relaçaõ da Etiopia dos annos 1607. e 1608. cap. 13. pag. 343. v.°

Carta a ElRey D. Sebastiaõ escrita a 21. de Julho de 1567. conservase no Archivo da Caza professa de S. Roque.

Cartas varias escritas em pergaminho se conservaõ no Archivo do Collegio dos Padres Iesuitas de Coimbra, como affirma o Padre Telles Hist. da Etiop. Alt. liv. 2. cap. 25. havendo já feito memoria do Autor no cap. 19. do mesmo livro. 2.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]