FRANCISCO GUILHERME CASMAK naceo em Lisboa a 4. de Outubro de 1569. e teve por Pays a Nicolao Guilherme de naçaõ Normando Capitaõ que militou na India, Cavalleiro, e Guarda-Reposta da Casa Real, e a Catherina Manrique Casmak lingua da Rainha D. Catherina mulher delRey D. Joaõ o III. No Collegio patrio dos Padres Jesuitas estudou as letras amenas, e as severas nas Universidades de Pariz, e Salamanca, onde recebeo o grào de Doutor na Faculdade de Medicina. Foy muito douto naõ sómente nas experiencias physicas, mas nas observaçoens Astrologicas, sendo Cirurgiaõ da Casa Real, e do Hospital. Foy duas vezes cazado, a primeira com Marta Nunes de quem naõ teve sucessaõ, e a segunda com Serafina de Abreu, e Gouvea, filha de Alvaro da Costa Moço da Camera delRey D. Sebastiaõ, e de sua mulher Francisca de Abreu, de quem teve D. Catherina de Abreu, que cazou com D. Alvaro Pereira, de cujo consorcio naceo D. Maria Pereira sua sobrinha, que cazou com D. Miguel Pereira Coutinho. Chirurgus regius nominatissimus lhe chama Joaõ Soar. de Brito Theatr. Lusit. Litter. lit. F. n. 48. D. Francisco Manoel Carta dos AA. Portug. sutil como douto. Fr. Man. De Azeved. Correc. de Abuzos. p. 456. O seu Retrato se abrio em Flandes por Pedro de Jode quando tinha 51. annos de idade, e na parte inferior tem o seguinte epigramma Gallia dat Patrem, Matrem Germania, format Castella ingenium, dat mihi Lysia opes. Compoz
Relaçaõ Chirurgica de hum caso grave em que succedeo mortificar-se hum braço, e cortarse com bom successo. Lisboa por Gerardo da Vinha 1628. 4.
Almanach prototypo, e exemplar com particulares ephemerides das conjunçoens, e aspectos dos Planetas, Eclypses do Sol, e Lua, e pronosticaçaõ de seus effeitos para o anno de 1645. Lisboa por Pedro Craesbeeck 1644. 4.
Brachilogia Astrologica, e apocatastasis apographica do Sol, e Lua, e mais Planetas com todos seus aspectos, eclypses, e pronosticaçaõ de seus efeitos para o anno 1646. Lisboa por Paulo Craesbeeck 1646. 4.
Consultum Medicum. Sahio impresso no Tom. 3. Decis. Doct. Emmanuelis Themudo da Fonseca. Decis. 287. Ulyssipone apud Dominicum Lopes Rosa 1650. fol.
Exercitationes, sive ennarrationes Chirurgicae,examen Obstetricum M. S. Desta obra faz mençaõ na Relaçaõ Chirurgica.
Trezentas e vinte narraçoens Chirurgicas de cazos, que primeiro lhe passaraõ pelas maõs que pela penna. M. S.
Experiencias acompanhadas de muitos segredos dignos de estimaçaõ. M. S.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]