FRANCISCO FERRAM DE CASTELLOBRANCO natural de Lisboa, filho de Christovaõ Ferraõ de Castellobranco Fidalgo da Caza de Sua Magestade, Comissario Geral da Cavallaria, Capitaõ mór das Naos da India, Governador da Caza d’ElRey D. Affonso VI. quando assistio em a Villa de Cintra, e de sua mulher D. Anna Maria de Azevedo Coutinho de igual nobreza à de seu consorte. Foy Fidalgo da Caza de Sua Magestade, Cavalleiro professo da Ordem de Christo, Coronel do Regimento de Peniche, cujo lugar occupava quando foy prizioneyro pelos Castelhanos em Ciudad Rodrigo em o anno de 1707. Pela assistencia que teve de 13. mezes em a Cidade de Bayona, atè que voltasse para a sua Patria se fez taõ perito na lingua Franceza que della traduzio na materna as obras seguintes.
Vida de S. Felix de Cantalicio. Lisboa por Miguel Manescal 1716. 8.
Methodo para comprehender a Historia dos Papas que contem o que se passou de mais particular em seus Pontificados. Lisboa por Miguel Manescal. 1719. 8.
Devoçaõ para cada hum dos dias da Semana Consagrada à Gloria de Portugal, mimo de Italia, e Assombro de todo o mundo o Senhor Santo Antonio. Lisboa por Pedro Ferreira. 1727. 24.
Modello de conversaçoens para pessoas polidas, e curiosas sobre os pontos da Politica. Primeira Parte. Lisboa por Pedro Ferreira Impressor da Rainha Nossa Senhora 1734. 4.
Segunda Parte. Lisboa pelo dito Impressor, e no mesmo anno.
Terceira Parte. Lisboa pelo dito Impressor 1735. 4.
Quarta Parte. Lisboa pelo dito Impressor 1736. 4.
Ramilhete Catholico composto, e matizado de flores espirituaes colhidas em os Jardins Orthodoxos dos que Christãmente as cultivarão para dellas se tirar o mais saborozo, e sazonado para a Salvaçaõ das Almas. Lisboa por Pedro Ferreira Impressor da Rainha Nossa Senhora 1739. 8. Esta traduçaõ sahio muito augmentada pelo tradutor.
Morreo em Lisboa a 15. de Novembro de 1740. ao tempo, que lhe estava cometido o governo da Torre de Saõ Giaõ.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]