FRANCISCO FERNANDES PRATA natural da Villa de Castello Mendo do Bispado de Viseu em a Provincia da Beyra, Bacharel em a Sagrada Theologia, muito versado no estudo da Escritura, e Santos Padres, de que saõ claras testemunhas as obras seguintes.
Tratado da Declaraçaõ do Credo dos Apostolos em que se explicaõ os artigos della, e se poem o modo como os misterios, e couzas da Fè se devem crer com algumas couzas mais, que servem para o bom conhecimento das couzas da Fè. Lisboa por Antonio Alvares. 1648. 16.
Tratado dos Sacramentos em comum, e em particular; declarase o que delles se deve crer, e a preparaçaõ, que para receber a graça, que daõ se requer, apontaõ-se as obrigaçoens dos fieis; poem-se algumas advertencias importantes. Lisboa por Manoel da Silva. 1651. 8.
Carta, que hum Rabbino chamado Samuel escreveo a outro Rabbino chamado Isac consultando-o sobre o ter alcançado pelas Profecias do Testamento velho, que o Messias tinha vindo; a ley Judaica era acabada, e os Judeos estavaõ em odio, e dezemparados de Deos. Destroese totalmente por esta carta a Ley Judaica, e confirma-se a Fè Catholica. Lisboa por Manoel da Silva. 1651. 8. & ibi por Joaõ da Costa. 1673. 4.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]