D. FRANCISCO DA GAMA quarto Conde da Vidigueira Almirante da India, Conselheiro de Estado de Filippe II. e III. e da Chave dourada deste Principe filho de D. Vasco da Gama terceiro Conde da Vidigueira, Almirante da India, Estribeiro mòr delRey D. Joaõ III. e Conselheiro de Estado, e D. Maria de Attaide filha de D. Antonio de Attaide primeiro Conde da Castanheira, Conselheiro de Estado delRey D. Joaõ o III. e Vedor da sua Fazenda, e de D. Anna de Tavora filha de Alvaro Pires de Tavora Senhor de Mogadouro, e D. Joanna da Sylva. Podendo gloriarse de imitar aos seus Mayores no exercicio das armas os excedeo em a idade em que as empunhou pois quando contava quatorze annos jà militava em obsequio da Patria com enveja dos Soldados veteranos, assinalando o seu nome na infausta batalha de Alcacer Seguer onde salvando a vida perdeo a liberdade. Com taõ gloriosos preludios se habilitou para ser eleito Vice-Rey do Estado da India para onde partio a 10. de Abril de 1596. com cinco nàos contando entre os successos memoraveis do seu governo a destruiçaõ do Cunhale pelas valerosas mãos do famoso General Andre Furtado. Segunda vez foy mandado reger o Imperio Asiatico Portuguez, e partindo de Lisboa a 18. de Março de 1622. acompanhado de quatro navios se encontrou na altura de Moçambique com cinco nàos Olandezas, que depois de hum furioso combate em que se perdeo a Almirante experimentaraõ semelhante infortunio as outras nàos encalhadas na areya donde extrahidas as muniçoens, enxarcias, e artilharia se entregaraõ ao fogo para que naõ servissem à cubiça dos piratas. Salvo o Vice-Rey deste tragico successo aportou em Goa alcançando no tempo do seu governo, que administrou pelo espaço de quasi seis annos multiplicadas victorias dos Olandezes, e Inglezes de que foraõ gloriosos instrumentos aquelles dous animados rayos Nuno Alvares Botelho, e Ruy Freire de Andrade. Foy cazado duas vezes a 1. com D. Maria de Vilhena filha de D. Duarte de Menezes Senhor de Tarouca, e Penalva, Capitaõ de Tangere, e Governador do Algarve, e de D. Leonor da Sylva filha de Diogo da Sylva Alcaide mór de Lagos, e Embaxador ao Concilio Tridentino de quem teve dous filhos. A 2. com D. Leonor Coutinho filha de Ruy Lourenço de Tavora, Governador do Algarve, Vice-Rey da India, Conselheiro de Estado de Filippe II. e D. Maria Coutinho filha de D. Diogo de Almeida Capitaõ de Dio, Provedor dos Armazens, e Armador mòr, de cujo consorcio teve entre muitos filhos, e filhas a D. Vasco Luiz da Gama I. Marquez de Niza, V. Conde da Vidigueira Embaxador extraordinario a França, Conselheiro de Estado, e Vedor da Fazenda dos Reys D. Joaõ o IV. e Affonso VI. Falleceo na Villa de Oropeza titulo de Condado em o Reyno de Toledo em o mez de Julho de 1632. donde foy transferido a 30. de Mayo de 1640. para o Convento dos Religiosos Carmelitas Calçados da Villa da Vidigueira, que he jazigo da Excellentissima Casa dos Marquezes de Niza, e na Capella mòr da parte da Epistola jaz sepultado com este epitafio.

Aqui jaz D. Francisco da Gama quarto Conde da Vidigueira, Almirante da India, Vice-Rey della duas vezes, Presidente do seu Conselho, e Gentil-Homem da Camara de Sua Magestade, e do seu Conselho de Estado o qual tendo servido cincoenta, e seis annos começando de quatorze, foy cativo na batalha de Alcaçer; e veyo a acabar em Oropeza mal satisfeito do seu Rey donde foy trazido para este Convento a 30. de Mayo de 1640. Delle faz larga memoria Manoel de Faria, e Souza Asia Portug. Tom. 3. Part. 2. cap. 1. atè 5. e Part. 4. cap. 1. e 2. e D. Ant. Caet. de Souz. Hist. Gen. da Cas. Real Portug. Tom. 10. lib. 10. cap. 4. p. 563. Escreveo

Relaçaõ do successo da viagem da China até Moçambique, combate que houve com os inimigos, e da perda das nàos em aquella barra. O original se conserva na Bibliotheca delRey Catholico como afirma o moderno addicionador da Bib. Orient. de Antonio de Leaõ Tom. 1. Tit. 2. col. 139.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]