FRANCISCO DE S. BERNARDO Naceo em Lisboa sendo filho de Lucas Vieyra de Mesquita, e D. Izabel de Almeida descendentes de familias nobres. Na idade da adolescencia recebeo murça de Conego Secular do Evangelista Amado em o Convento de S. Bento de Xabregas, en esta douta palestra fez o seu agudo engenho, e sublime comprehençaõ agigantados progressos nas sciencias severas, que dictou com applauso aos domesticos, e cauzou admiraçaõ aos estranhos, principalmente quãdo nos actos litterarios argumentava sempre plauzivel pela subtileza, e profundidade das suas proposiçoens, ou fosse em Theologia Escolastica, ou Polemica, ou Expositiva à qual se tinha applicado com mayor desvelo conservando no mayor ardor da disputa a modestia do semblãte, e o uzo da urbanidade. Foy Doutor Theologo pela Universidade de Coimbra, e por seis annos continuos Geral da sua florentissima Congregaçaõ, em cujo governo experimentaraõ os subditos a benevolencia de Pay deposta a severidade de Prelado. Augmentou o Convento de S. Bento de Xabregas, Cabeça de toda a Congregaçaõ com magnificas obras, que eternamente publicaraõ a grandeza do seu espirito. Igual talento teve para o Pulpito, que para a Cadeira, sendo ouvido com geral aclamaçaõ em os mais authorizados Pulpitos da Corte. Acometido de hum acidente apopletico falleceo no Convento de Santo Eloy de Lisboa a 8. de Março de 1726. Publicou

Oraçaõ Funebre nas Exequias Reaes da Serenissma Magestade do muito alto, e muito poderoso Rey de Portugal D. Pedro II. celebradas na Real Igreja da Conceiçaõ da Cidade de Lisboa, pelos Cavalleiros da Ordem de Christo, da qual foy S. Magestade Graõ Mestre. Lisboa por Manoel, e Jozè Lopes Ferreira 1707. 4.

Oraçaõ Funebre nas Exequias do Illustrissimo Senhor D. Joaõ de Souza Arcebispo de Lisboa, celebradas na Sè da mesma Cidade em 30. de Outubro de 1710. Lisboa por Jozè Lopes Ferreira 1710. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]