P. FRANCISCO ARANHA filho de Rodrigo Aranha, e Catherina Lourenço, natural da Villa de Arronches, titulo de Marquezado neste Reyno, situado em a Provincia Transtagana. Sendo de quinze annos recebeo a Roupeta da Companhia de JESUS em o Collegio de Evora a 24. de Dezembro de 1618. onde depois de aprender com summa habilidade as Sciencias amenas, e severas, ensinou seis annos Humanidades, e Rhetorica; nove Filosofia, e Theologia Moral. Foy Perfeito dos Estudos do Collegio de Coimbra, e Reytor de Elvas, em o qual por sua industria se introduzio a agua, que lhe concedeo o Senado daquella Cidade. Era naturalmente jocoso, porèm com tal moderaçaõ, que nunca pode ser arguido de pueril. Padeceo varios insultos de asma atè que por hum foy privado da vida em o Collegio de Evora a 16. de Mayo de 1677. com 74. annos de idade, e 59. de Religiaõ. Compoz.

Commentario a Virgilio no qual se expliraõ os lugares mais dificultosos do Poeta. Evora na  Officina da Universidade. 1657. 8. e Lisboa. 1668. 8.

Sermaõ prégado em S. Giaõ de Lisboa estando o Santissimo exposto pelo feliz successo do exercito, que tinha sahido à campanha em 20. de Outubro de 1657. Lisboa por Antonio Craesbeeck. 1658. 4.

Serie dos Reys de Portugal com suas patrias, idades, e mortes. He huma folha ao largo. Sem lugar, nem anno da Impressaõ.

Sitio, e restauraçaõ da Cidade de Evora. M. S.

Conserva-se no cubiculo do P. Ministro do Collegio de Evora, como escreve Franco Imag. da virt. do Nov. de Evor. pag. 862. Do Author, e suas obras se lembraõ Bib. Societ. pag. 213. col. 1 . e o P. Franc. da Fonsec. Evora Glorios. pag. 429.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]