P. FRANCISCO ANTONIO natural de Lisboa donde passando à Universidade de Coimbra estudou com tanta applicaçaõ Direito Civil, que o dictou dous annos em a Universidade com grande applauso do seu nome quando contava a florente idade de vinte e tres annos em a qual logrou a estimaçaõ que lhe conciliavaõ as suas letras abraçando o sagrado instituto da Companhia de Jesus, no Collegio de Coimbra no anno de 1558. Por ser ornado de summa prudencia foy mandado pelos Superiores com o Padre Balthezar de Pina para a Fundaçaõ do Collegio de Fassaõ em o Reyno de Sardenha. Depois de ser Mestre dos Noviços em Roma, onde formou o seu espirito varoens, que dilatáraõ a gloria da Companhia, teve por confessados ao P. Edmundo Campiano, que com o sangue derramado pela heretica pravidade dos Inglezes rubricou as Verdades da Religiaõ Catholica, e a Santo Estanislao Koscka, que pela eficacia dos seus conselhos se alistou na Companhia de Jesus. Foy Conselheiro, e Prégador pelo largo espaço de trinta e seis annos da Magestade Cezarea de D. Maria de Austria, a qual estimava tanto a sua grande capacidade, que o mandou tratar negocios de graves consequencias com seu Irmaõ Filippe Prudente, e vindo a mesma Princeza a Madrid se servio sempre dos seus conselhos atè que piamente clauzulou o fim da sua vida em o Noviciado daquella Imperial Villa a 15. de Fevereiro de 1610. com 75. annos de idade, 53. De Religiaõ. Fazem delle memoria Bib. Societ. pag. 212. col. 2. Joan. Soar. de Brito Theat. Lusit. Litter. lit. F. num. 32. Nadazi Ann. Dier. S. J. pag. 91. col. 1. Nicol. Ant. Bib. Hisp. Tom. 1. pag. 307. col. 2. Franco Imag. do Nov. do Colleg. De Coimb. Tom. 2. pag. 616. et Ann. Glor. S. J. in Lusit. pag. 88. Petr. de Alva y Astorg. Milit. Immac. Concept. Magna Bib. Eccles. Tom. 1. pag. 499. col. 2. Compoz
Avizos para los Soldados, y gente de guerra. Madrid. por Pedro Madrigal. 1590. 12. Bruxellas por Rogerio Velpio 1597. 12. e Antuerpia. 1605. 12.
Cathecismus, hoc est. Catholicae juventutis institutio á M. Edmundo de Augerio S. J. Theologo primum editus, nunc vero Sacrae Scripturae, Sacrorumque Conciliorum, ac SS. PP. Authoritatibus illustratus per P. Franciscum Antonium ejusdem Societatis Jesu Matriti apud Petrum Madrigal 1592. Foy dedicado ao Archiduque Alberto de Austria.
Consideraciones sobre el altissimo Sacrificio de la Missa; del Santissimo Sacramento del agua bendita; de las Imagines, y reliquias; de la señal de la Cruz; del Agnus Dei. Madrid. por Pedro de Madrigal. 1598. 4. Tinha sahido com o titulo de Mysterios de la Missa. Madrid. 1596. 4.
Tratados espirituales de algunos Santos antigos. Madrid. por Luiz Sanches. 1603. 8. He traduçaõ das obras Latinas dos Santos Abbades, Dorotheo, Nilo, e Isaias, e das Sentenças do Papa Xisto.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]