Fr. FRANCISCO DE SANTO AMBROSIO natural de Lisboa, filho de Francisco Dias, e Antonia de Barros, e Religioso da Serafica Provincia dos Algarves, cujo sagrado Instituto professou no Convento de Santo Antonio do Varatojo a 21. de Março de 1656. onde exercitou cõ prudencia os lugares de Guardiaõ dos Conventos de Odemira, Evora, Faro, e Santa Maria de Enxobregas, Cabeça desta religiosa Provincia. Foy Qualificador do Santo Officio, Examinador Synodal em o Reyno do Algarve, e ultimamente Confessor das Religiosas Flamengas do Convento de N. Senhora da Quietaçaõ desta Corte. Alcançou fama pelo pulpito, sendo hum dos celebres Prégadores do seu tempo. Passou para a Provincia de Portugal no anno de 1692. donde se restituhio à sua Provincia dos Algarves. Morreo no Convento de Setubal em o anno de 1700. Compoz
Sermaõ do Principe da Igreja S. Pedro, e prégado na Sè de Faro. Lisboa por Antonio Craesbeeck de Mello. 1681. 4.
Sermaõ da gloriosa Madre Santa Clara, prégado no Convento das Religiosas da mesma Santa Cidade de Faro. Lisboa pelo dito Impressor. 1681. 4.
Sermoens varios, primeira Parte. Lisboa por Bernardo da Costa. 1696. 4. No Prologo affirma ter corrente a segunda Parte
Ultimo fim da vida em discursos predicaveis, prégados em o Convento do Serafico Patriarcha S. Francisco de Xabregas. Lisboa pelo dito Impressor. 1698. 4. Saõ Tardes de Quaresma.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]