Fr. FRANCISCO DE ARA COELI naceo em a Cidade do Porto no anno de 1651. sendo filho de Antonio Pereira Roriz, e Clara da Costa Pereira. Recebeo o habito Serafico da Provincia de Portugal em o Convento de S. Francisco desta Corte a 22. de Outubro de 1670. e professou a 24. do dito mez do anno seguinte. Applicou-se ao estudo da Theologia Positiva, Moral, e Mystica, e à liçaõ da Historia Sagrada, e profana, de que colheo vastissimas noticias, adquirindo grande credito o seu nome, assim pelas suas Oraçoens Evangelicas, como pelos seus doutos escritos, de que a mayor parte lhe impedio a morte, se fizessem publicos. Falleceo no Convento da sua patria em o anno de 1720. com 69. annos de idade, e 50. de Religiaõ. Delle fazem memoria Fr. Fernando da Soled. Histor. Seraf. da Prov. de Portug. Part. 3. liv. 1. cap. 21. e Fr. Joan. à D. Ant. Bib. Francisc. Tom. 1. pag. 361. col. 1. Compoz

Sermaõ de S. Jozè no Mosteiro da Madre de Deos de Monchique na profissaõ de sua Irmãa a Madre Soror Maria Clara de Ara Coeli. Coimbra por Antonio Dias da Costa. 1692. 4.

Sermaõ no Triduo da Canonizaçaõ de S. Paschoal Baylon. Ibi pelo dito Impressor. 1692. 4.

Luzes do Ceo descubertas nas sombras da Paixaõ do Redemptor do mundo, para os que dezejaõ acertar o caminho da perfeiçaõ. Coimbra por Jozè Ferreira Impressor da Universidade. 1697. 8.

Norma viva de Religiosas. Tratado Historico, e Panegyrico, em que se descreve a vida, e acçoens da serva de Deos Leocadia da Conceiçaõ, Religiosa no Recoleto Mosteiro da Madre de Deos de Mõchique. Lisboa por Miguel Manescal Impressor do Santo Officio. 1708. 4.

Orador Evangelico. Consta de Sermoens de diversos assumptos. Tom. 1. Coimbra na Officina do real Collegio das Artes. 1730. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]