D. FRANCISCO DE ALMEYDA naceo em Lisboa a 31. de Julho de 1701. sendo filho de D. Joaõ de Almeyda Conde de Assumar, Embaxador Extraordinario à Magestade de Carlos III. em Barcelona, Conselheiro do Estado, e Gentil-homem da Camera de ElRey D. Joaõ V. e de D. Isabel de Castro Dama da Raynha D. Maria Francisca Isabel de Saboya, filha de D. Joaõ Mascarenhas segundo Conde da Torre, primeiro Marquez de Fronteira, Conselheiro de Estado, e D. Magdalena de Castro filha de Francisco de Sà, e Menezes terceiro Cõde de Penaguiaõ. Depois de instruido nas linguas Latina, Italiana, e Franceza, e nos preceitos da Musica, estudou quando contava 14. annos de idade Filosofia em a Congregaçaõ do Oratorio desta Corte, e passando à Universidade de Coimbra foy admitido em o Real Collegio de S. Paulo por Porcionista a 21. de Outubro de 1717. Applicouse à Sciencia do Direito Pontificio em que recebeo o gráo de Licenciado a 5. de Junho de 1723. Sendo Arcediago de Saõ Pedro de França em a Cathedral de Vizeu, foy promovido a Deputado da Inquiziçaõ de Lisboa, e a Promotor da de Coimbra de que tomou posse a 13. de Março de 1730. donde sobio a Principal da Santa Igreja Patriarcal de Lisboa a 13. de Janeiro de 1738. A profunda, e vasta noticia que com incansavel disvelo tinha adquirido da Historia Ecclesiastica o fez merecedor de ser admitido ao numero dos Collegas da Academia Real a 13. de Mayo de 1728. Onde exercitou o lugar de Censor sendo as obras que tem publicado os mais illustres e patentes argumentos da sua grande capacidade, e sublime talento, que saõ as seguintes.
Pratica com que congratulou a Academia Real de estar eleito seu Collega. Sahio noTom. 8. da Colleçaõ dos documentos da Acad. Real. Lisboa por Joseph Antonio da Sylva. 1728. fol.
Conta dos seus Estudos Academicos recitada no Paço a 7. de Setembro de 1728. Sahio no dito Tom. 8.
Conta dos seus Estudos Academicos recitada no Paço a 22. de Outubro de 1729. Sahio no Tom. 9. da Colleç. dos Documentos da Acad. Real. ibi por eumdem Typog. 1729 fol.
Conta dos seus estudos Academicos recitada na Academia em 21. de Junho de 1731. Sahio no Tom. 11. da Colleç. dos Docum. da Acad. Real. Ibi per eumdem Typ. 1731. fol.
Censura de huma opiniaõ do P. Paschasio Quesnel do Oratorio de Jesus Christo de Pariz que no livro intitulado Discipline de l’Eglise tiree du nouveau Testamet, et quelques anciens Conciles pertence provar que a Disciplina Ecclesiastica das Igrejas de Espanha, foy dependente das de França. Lisboa por Joseph Antonio da Sylva Impressor da Academia 1731. 4. grande, e no Tom. 11. dos Documentos da Academia Real ibi pelo dito Impressor, e anno. fol.
Primeira Dissertaçaõ Critica contra as Memorias para a Historia do Bispado da Guarda sobre alguns pontos da disciplina Ecclesiastica de Espanha. Lisboa por Joseph Antonio da Sylva 1733. 8. grande, e no Tom. 12. da Colleç. Dos Documentos da Academia Real ibi pelo dito Impressor, e no mesmo anno fol.
Aparato para a Disciplina, e Ritos Ecclesiasticos de Portugal. Parte primeira na qual se trata da origem, e Fundaçaõ dos Patriarchados de Roma, e Alexandria, e Antiochia, e se descreve com especialidade o Patriarchado do Occidente, mostrando que as Igrejas de Espanha lhe pertenciaõ por direito participar, e por ocasiaõ desta materia se disputaõ bastantes questoens pertencentes à disciplina Ecclesiastica curiosas, e naõ vulgares Tom. 1. Lisboa por Joseph Antonio da Sylva Impressor da Academia. 1735. 4. grande.
Tom. 2. Lisboa pelo dito Impressor, e no mesmo anno.
Tom. 3. Lisboa pelo dito Impressor, 1736 4. grande.
Tom. 4. Lisboa Na Real Officina Sylviana, e da Academia Real 1737. 4. grande.
Carta escrita ao Padre Fr. Marcelliano da Ascençaõ Monge Benedictino em reposta de outra que se aprezenta, em que o consultava sobre varios pontos historicos da Religiaõ Benedictina. Lisboa por Joseph Antonio da Sylva Impressor da Academia 1738. 4. grande.
Fazem delle mençaõ Sousa no Apparato á Historia Gen. da Caz. Real Port. pag. 172. §. 215. e meu Irmaõ D. Jozè Barboza Mem. do Colleg. de S. Paulo pag. 395. E no Archiath. Lusitan. p.142.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]