P. IOAÕ RIBEYRO natural da Cidade de Tavira em o Reyno do Algarve. Sendo Sacerdote de vida inculpavel preferio o estado religioso como mais perfeito ao secular alistando-se na Companhia de Iesus em o Noviciado de Evora a 7 de Dezembro de 1653. Navegando para Ilha da Madeira padeceo constante as molestias cauzadas por huns Piratas que tomáraõ a Náo em que hia embarcado, e restituido á liberdade deixou na Cidade do Funchal illustres memorias do seu zelo devendo-se à sua industria a Fundaçaõ das Religiosas Franciscanas do, Convento de Nossa Senhora das Merces. Voltando a Portugal navegou para Angola onde foy Reytor do Collegio, e se exercitou em continuos actos de Charidade assim na instruçaõ dos Gentios, como na assistencia dos enfermos. Nos ultimos annos padeceo multiplicados insultos de alma até que pronosticada a hora do seu transito falleceo piamente em o Collegio de Evora a 2 de Fevereiro de 1705. com 80 annos de idade, e 52 de Religiaõ. Antes de ser Jesuita foy director espiritual da V. Anna de S Tiago Terceira da Ordem de S. Francisco, que morreo com grande opiniarõ de virtude em Lisboa a 11 de Agosto de 1654. escrevendo.

Vida da V. Anna de S. Tiago da Ordem Terceira de S. Francisco. M. S. 4. a

qual conservava em seu poder o Padre Fr. Fernando da Soledade como affirma na Hist. Seraf. da Prov. de Portug. Part. 5. liv. 4. cap. 9 n. 959 e ser seu author o Padre Ioaõ Ribeiro na mesma Part. 5. liv. 4. cap. 12. n. 987. e cap. 16. n. 1020. Começa. Foy Anna de S. Tiago natural de hum lugar, que chamaõ Villa fria junto a Viana Arcebispado de Braga. &c. Conserva-se M. S. na Livraria do Convento de S. Francisco da Cidade.

Apologia dos Padres Missionarios de Loanda em 1680. Esta obra afirma o Padre Francisco da Fonceca Evora Glorios. pag. 433. que se imprimira. Delle faz mençaõ Franco Annal. S. J. in Lusit. pag. 422. n. 24. e no Ann. Glor. S. J.in Lusit. pag. 52.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]