IOAÕ RIBEYRO CABRAL Cavalleiro professo da Ordem de Christo, e Cavalleiro Fidalgo da Caza Real, e Destribuidor proprietario dos Tabelioens de Notas de Lisboa. Naceo na Villa de Belmonte Comarca de Castellobranco do Bispado da Guarda em o anno de 1655. sendo filho de Manoel Iorge Capitaõ do Terço da Armada,e de Maria Ribeira. Foy muito intelligente nas linguas Latina, Franceza, Italiana, e Castelhana, como tambem na historia secular. O prudente juizo, e summa exaçaõ de que era ornado, o habilitaraõ para exercitar louvavelmente os ministerios de Official da Secretaria do Estado pelo espaço de Vinte, e sinco annos; de Procurador da Cidade da Bahia em as Cortes celebradas em Lisboa no 1 de Dezembro de 1697. em que foy jurado por sucessor desta Coroa o Serenissimo Rey D. Ioaõ o V. de Thezoureiro, e Executor dos novos Direitos, Thezoureiro Geral da Redempçaõ dos Cativos, e dos tres Quartos da Ordem de Christo, e Almoxarife dos Fornos de Valdecebro, mostrando em taõ diversos lugares grande zelo, e igual desinteresse. Falleceo em Lisboa a 3 de Ianeiro de 1713. quando contava 58 annos de idade. Iaz sepultado na Parochial Igreja de Nossa Senhora do Socorro. Foy cazado com D. Ioanna Antonia Bernarda Rebello de quem teve Francisco Xavier de Souza Cabral Cavalleiro professo da Ordem de Christo, que exercita o Officio de Destribuidor dos Tabeliaens como herdado de seu Pay. Traduzio da lingua Italiana em a materna.

Epitome da vida, e acçoens do Cardial Mazarino Primeiro Ministro da Coroa de França. Lisboa por Valentim da Costa Deslandes Impressor delRey. 1707. 8.

Relaçaõ politica das mais particulares acçoens do Conde Duque de Olivares, e sucessos da Monarchia de Espanha no tempo do seu governo, que fez hum Embaxador de Veneza à sua Republica estando em Madrid. Lisboa na Officina Real Deslandesiana. 1711.4. Foy traduzida do Original M. S.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]