Fr. IOAÕ PACHECO natural da Villa de Aldegallega em a Provincia Transtagana filho de Mathias Pacheco Pimentel Cavalleiro professo da Ordem de Christo, e Capitaõ mòr das Villas de Riba-Tejo, e de D. Francisca Pereira de Vasconcellos. Professou o sagrado instituto de Erimita Augustiniano no Real Convento de Nossa Senhora da Graça de Lisboa a 2 de Fevereiro de 1694. Quando contava desasete annos de idade onde depois de ser Superior do Convento de Nossa Senhora da Penha de França, e Mestre dos Noviços do Convento da Graça de Lisboa foy Prior dos Conventos de Lamego em o anno de 1706. de Villaviçosa em 1709. e de Lisboa em 1740. mostrando em todas estas Prelazias a prudencia do seu juizo, e o zelo da disciplina regular. A vastissima liçaõ, que tem da Historia secular, e sagrada como da natural, e politica lhe facilitaraõ escrever, e publicar a seguinte obra.

Divertimento erudito para os curiosos de noticias historicas, escholasticas, Politicas, e naturaes sagradas, e profanas descubertas em todas as idades, e estados do mundo até o prezente, e extrahidas de varios authores Tom. 1. Lisboa na Officina Augustiniana. 1734 fol.

Tomo segundo. Lisboa por Antonio de Souza, e Sylva. 1738 fol.

Tomo terceiro. Ibi pelo dito Impressor. 1738 fol.

Traduzio de Castelhano de Fr. Francisco Larraga Dominico em Portuguez.

Promptuario de Theologia Moral muito util, e necessario para todos os que se quizerem expor para Confessores, e para a divina administraçaõ do Santo Sacramento da Penitencia. Tom. 2. em que se fazem addiçoens aos Tratados do Tom. 1. e se acrecentaõ alguns appendices de materias, que nelle se trataõ. Lisboa pelo dito Impressor. 1739 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]