Fr. IOAÕ DOS PRAZERES Naceo em a Cidade do Porto a 31 de Agosto de 1648. sendo filho de Francisco Alvares, e Anna Barbosa bisavò do Doutor Manoel Barbosa de Albuquerque Chantre da Cathedral do Porto. Na florente idade de quatorze annos recebeo a cogulla monastica do Principe dos Patriarchas S. Bento em o Convento de Tibaens a 4 de Mayo de 1662. Onde depois de professo estudou Filosofia no Mosteiro de S. Miguel do Basto, e Theologia em o Collegio de Coimbra de cujas sciencias sahio eminentemente instruido, como jà o era nas letras humanas, e Historia Sagrada, e profana. Exercitou o ministerio de Orador Evangelico na Corte de Lisboa por muitos annos com universal aplauzo dos ouvintes competindo a subtileza do discurso com a elegancia da frase. No Capitulo celebrado no anno de 1683. foy eleito Chronista Geral da sua Monastica Congregaçaõ fazendo o digno de taõ alta incumbencia a vasta noticia, que tinha da sua augusta Religiaõ, e a natural eloquencia com que expressava os seus pensamentos. Oprimido de huma profunda malencolia suspendeo a continuaçaõ dos estudos, e confessando-se geralmente perdeo o juizo cuja lastimosa falta lhe durou até que morreo no Convento de Cucujaens a 4 de Março de 1709. quando tinha 61 annos de idade, e 47. de Monge. Compoz

O Principe dos Patriarchas S. Bento Primeiro Tomo da sua Vida discursada em emprezas politicas, e moraes. Lisboa por Ioaõ Galraõ. 1685. fol. com estampas.

Tomo Segundo.Lisboa pelo dito Impressor. 1690. fol.

Tomo Terceiro. M. S. Estava completo, e desapareceo com a sua morte.

Tomo Quarto. M. S. Para o seu complemento unicamente lhe faltavaõ tres Emprezas.

Abecedario Real, e regia instruçaõ de Principes Lusitanos composto de sessenta, e tres discursos politicos, e moraes. Offerecido ao Principe D. Ioaõ. Lisboa por Miguel Deslandes Impressor delRey 1692. 8.

Epitome da admiravel Vida de S. Getrudes a Magna Virgem, e Abbadessa da Ordem do Principe dos Patriarchas S. Bento, na qual se resume o principio da sua virtude; o progresso da sua Santidade, e o fim da sua vida com hum compendio de varias Oraçoens. Lisboa pelo dito Impressor 1696. 8. et ibi. 1728. 4.

Vida do Cardial D. Verissimo de Alancastro. M. S. 4.

Thesouro de Graças. M. S. 4. Constava dos favores, e Revelaçoens de S. Getrudes. 4. M. S.

Theatro de Virtudes, e Vicios. 4. M. S.

Todas estas obras se conservaõ na Livraria do Convento de S. Bento desta Corte.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]