Fr. IOAÕ DO SACRAMENTO chamado no seculo Ioaõ Ribeiro naceo em Lisboa onde sendo virtuosamente educado por seus Pays Antonio Ribeiro, e Maria Ribeira abraçou o austero instituto de Carmelita Descalso em o Convento patrio de Nossa Senhora dos Remedios a 5 de Novembro de 1684. com o nome de Fr. Ioaõ dos Santos que mudou em o do Sacramento quando solemnemente professou a 11 de Novembro de 1685. Estudou Artes em o Collegio de Figueirò, e Theologia em o de Coimbra em cujas Faculdades excedeo aos condiscipulos, competio com os Mestres principalmente quando as dictou pelo espaço de doze annos em o Collegio de Coimbra com igual subtileza que profundidade. O aplauzo, que conciliou nas Cadeiras, se augmentou em os Pulpitos sendo hum dos celebres Pregadores que ouvio a Universidade de Coimbra, e a Corte de Lisboa com admiraçaõ. Como o seu engenho era de superior esfera o elegeo a Provincia para seu Chronista cuja incumbencia dezempenhou com excesso de toda a expectaçaõ publicando

Chronica de Carmelitas Descalsos particular da Provincia de S. Filippe do Reyno de Portugal, e suas Conquistas. Tomo 2. Lisboa na Officina Ferreiriana. 1721. fol. Obrigado de gravissimas cauzas passou no anno de 1728. com faculdade Pontificia para o Carmo Calçado onde leyo Theologia Moral. Estando hospede no Conventv dos Religiosos de S. Ioaõ de Deos desta Corte se sentio acometido de huma taõ grave infermidade, que entendendo ser a ultima mandou chamar ao Prior do Convento dos Remedios Fr. Andre do Sacramento onde nacera para Deos, e lhe recomendou pedisse da sua parte perdaõ a sua reformada Provincia do escandalo que lhe cauzara quando deixou a sua primeira vocaçaõ. Recebidos os Sacramentos com summa piedade falleceo a 28 de Março de 1737. O seu Cadaver foy conduzido pelos seus Religiosos ao Convento do Carmo. Delle faz distinta memoria Fr. Martial a S. Ioan. Baptista. Bilblioth. Script. Carm. Excalc. p. 251. Compoz.

Carta escrita a 10 de Fevereiro de 1729. ao P. Fr. Simaõ Antonio de Santa Catherina em aplauzo da Relaçaõ Metrica que compoz das solemnissimas Festas que o Convento do Carmo de Lisboa dedicou na Canonizaçaõ de Saõ Ioaõ da Cruz. Sahio no principio desta obra Lisboa na Patriarchal Officina da Musica 1729. 4.

Tinha promptos para a impressaõ no tempo que assistio entre os Carmelitas Descalços.

Sermoens Varios. 3. Tom. Os quais naõ sahiraõ à luz publica por naõ querer emendar hum reparo que lhe fez hum Revisor da Ordem.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]