Fr. IOAÕ DE S. PEDRO. Naceo em Lisboa a 24 de Março de 1692. e teve por Pays a Ioaõ Pedro, e Mariana Thomasia. Professou o instituto do Doutor Maximo no Real Convento de Belem a 23 de Outubro de 1709. onde foy Prior dos Conventos de S. Marcos, e Penhalonga, Visitador Geral da Congregaçaõ, e Geral eleito a 20 de Abril de 1739. He Qualificador do Santo Officio, Consultor da Bulla da Cruzada, e Examinador das Tres Ordens Militares. Teve genio para a Poezia vulgar em que compoz diversas obras, como taõbem estudiosa aplicaçaõ para a Historia, e letras humanas. Publicou

Sermaõ de Nossa Senhora da Piedade pregado na Freguesia de S. Paulo de Lisboa. Lisboa na Officina da Musica 1723 4.

Sermaõ Panegyrico, e Historico do Doutor Maximo S. Ieronimo pregado no Convento de Nossa Senhora do Espinheiro da Cidade de Evora a 30 de Setembro de 1726. Lisboa na Officina Patriarchal de Musica. 1727 4.

Sermaõ Panegyrico, e Historico do Principe dos Patriarchas, e Doutor Maximo da Igreja S. Ieronimo pregado no Real Mosteiro de S. Maria de Belem a 30 de Setembro de 1729. 4. Naõ tem lugar nem anno da impressaõ, mas do Caracter da letra se conhece ser impresso, em Castella no anno de 1731. como se colhe da licença do Geral Fr. Martinho de Amorim.

Vida de S. Ieronimo Patriarcha, Cardial, Presbitero, e Doutor Maximo da Igreja. Tom. 1. Lisboa na Regia Officina Sylviana, e da Academia Real. 1742 fol. Com o afectado nome de Damiaõ de Froes Perim anagramma puro de Frey Ioaõ de  S. Pedro compoz, e publicou.

Theatro Heroino, Abecedario Historico, e Cathalogo das Mulheres Illustres em Armas, Letras, Acçoens heroicas, e Artes Liberaes. Tom. 1. Lisboa Na officina da Musica de Theotonio Antunes de Lima. 1736 fol. Comprehende da letra A até I.

Tomo Segundo. Lisboa na Regia Officina Sylviana, e da Academia Real. 1740 fol. Comprehende da letra L. até Z.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]