Fr. IOAÕ DE S. TIAGO. Naceo em Lisboa a 12 de Mayo de 1686. sendo filho de Sebastiaõ Francisco Rousado, e Maria Iozefa. Instruido nos preceitos da lingua latina recebeo o habito Carmelitano no Convento patrio a 13 de Agosto de 1702. E professou solemnemente a 20 do dito mez do anno seguinte. Mostrando naõ vulgar capacidade em as sciencias Escholasticas, que aprendera no Convento de Lisboa, e Collegio de Coimbra as dictou pelo espaço de doze annos em o Convento de Moura com grande credito do seu talento merecendo o gráo de Mestre da Ordem por patente passada a 4 de Agosto de 1725. Governando a Provincia desde 7 de Ianeiro até 12 de Iulho de 1728. visitou com igual prudencia, que vigilancia os Conventos de Lisboa, Collares, Camarate, S. Romaõ, Torres novas, Collegio de Coimbra, e as Religiosas dos Mosteiros de Tentugal, e Guimaraens. A Veneravel Ordem Terceira desta Corte o propoz para seu Comissario em cujo lugar sendo confirmado pelo Provincial a 12 de Abril de 1731. satisfez a taõ laboriosa ocupaçaõ com summo zelo, e incansavel disvelo. Á sua activa deligencia se devem as Instituiçoens da Ven. Ordem Terceira em as Villas de Alcobaça, Estremos, e Cidade de Vizeu. Para o ministerio do pulpito o dotou a natureza com particular genio alcançando repitidos aplausos pelos Sermoens que tem recitado a auditorios numerosos dos quaes se fizeraõ publicos pela impressaõ os seguintes.

Sermaõ nas sumptuosas Festas da Canonizaçaõ de S. Luiz Gonzaga, e de Santo Estanislao Koska pregado na Caza professa de S. Roque a 6 de Agosto de 1727. no 4. dia do seu solemnissimo Outavario. Lisboa por Antonio Pedrozo Galraõ 1728. 4.

Oraçaõ Funebre nas exequias que a Ven. Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo fez no Real Convento de Lisboa aos 17 de Abril de 1733. Ao Excellentissimo D. Pedro de Castello branco Conde de Pombeiro, Senhor da Caza de Bellas, Alcayde mòr de Villa Franca de Xira, do Conselho de Sua Magestade, e Capitaõ de huma das suas Companhias da Guarda. Lisboa por Miguel Rodrigues Impressor do Senhor Patriarcha. 1733. 4.

Oraçaõ Funebre Panegyrica, e Historica nas sumptuosas exequias que em 10 de Fevereiro de 1734. se celebraraõ na Igreja do Real Convento de Nossa Senhora do Carmo da Cidade de Lisboa pelo Illustrissimo D. Fr. Bartholameo do Pilar primeiro Bispo do Grao Pará do Conselho de Sua Magestade, e religioso que foy da Ordem do Carmo da Provincia de Portugal. Lisboa pelo dito Impressor. 1734. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]