D. IOAÕ DE SOUZA DE CARVALHO Naceo em a Cidade de Evora em cuja Cathedral foy bautizado a 23 de Ianeiro de 1658. sendo filho do Dezembargador Pedro Ferreira de Andrade, e D. Serafina de Souza de Carvalho. Aprendidas na patria as primeiras letras passou a Universidade de Coimbra onde fez taõ grandes progressos a viveza penetrante do seu engenho em a sublime Faculdade de Theologia, que laureado nella Doutor foy admitido a Collegial do Real Collegio de S. Paulo a 30 de Dezembro de 1689. subindo pelos degraos do seu merecimento a illustrar as Cadeiras de Gabriel no anno de 1696. e de Durando em o de 1700. De Conego Magistral das Cathedraes de Viseu, Coimbra, e Evora, e de Deputado da Inquisiçaõ de Coimbra foy eleito Inquisidor em Evora a 4. de Março de 1710. Havendo dado repetidos argumentos da sua profunda litteratura, e inculpavel procedimento em lugares taõ diferentes foy assumpto à Cathedral de Miranda sendo confirmado nesta dignidade pela Santidade de Clemente XI. a 8. de Junho de 1716. e Sagrado pelo Emminentissimo Cardial da Cunha Inquizidor Geral em o Convento da Santissima Trindade desta Corte. Governou as suas ovelhas com benevolencia de Pastor, e vigilancia de Prelado até passar desta vida mortal para a eterna a 15 de Agosto de 1737. Entre os dotes de que foy ornado o seu espirito mereceo a primazia o talento, que teve para o ministerio do pulpito do qual se publicáraõ as seguintes produçoens.
Sermaõ do Evangelista S. Marcos. Coimbra por Jozé Ferreira Impressor da Universidade. 1689. 4.
Sermaõ de S. Lourenço na Igreja de Nossa Senhora do Monte Agudo. Lisboa por Miguel Manescal. 1696. 4.
Sermaõ do Acto da Fé, que se celebrou na Cidade de Coimbra em Domingo 25 de Novembro de 1696. Coimbra por Iozé Ferreira Impressor do Santo Officio. 1697. 4.
Sermaõ das Exequias do Illustrissimo, e Reverendissimo Senhor D. Fr. Jozé de Alencastre Bispo Inquizidor Geral na Igreja do Convento de S. Domingos da Cidade de Evora a 23 de Outubro de 1705. Lisboa por Miguel Manescal. 1706. 4.
Consensus Constitutioni Unigenitus praestitus Ulyssipone apud Paschalem da Sylva Ser. Reg. Typ. 1720. 4.
Fazem particular memoria deste illustre Prelado o Padre Francisco da Fonceca Evor. Glorios. pag. 330. n. 598. Famoso Lente da Universidade de Coimbra Fr. Pedro Monteiro Cathalog. dos Deput. de Coimb. §. 139. e dos Inquisid. de Evora §. 69. Fr. Martinho do Amor Div. Chron. da Prov. de Santo Antonio pag. 259. D. Jozé Barbosa Mem. do Colleg. Real de S. Paulo. pag. 231. Excellente Theologo, e discretissimo Pregador, e no Archiath. Lusit. pag. 61.
Pontificem Miranda colet Carvalho benignum
Candida quem merito juvenem doctrina coronat.
Instruet hic populos facundus praeco, disertá
Mente trahet cùm vera sacrae det dogmata legis.
Pristina Pontificum quà vita, & more reducet
Saecula soliciti Pastoris munus adimplens.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]