P. IOAÕ DE VASCONCELLOS natural da Cidade de Leiria, e filho de Francisco Mendes de Vasconcellos, e D. Antonia de Sá descendentes de familias qualificadas. Ao tempo, que contava 15 annos de idade com resoluçaõ heroica fugio do seculo para o Claustro da Companhia de Jesus recebendo a roupeta em o Collegio de Coimbra a 30 de Janeiro de 1607. Onde depois de estudar as letras humanas, e sagradas ensinou pelo espaço de outo annos Theologia Moral. A madureza do juizo unida com a afabilidade do genio o fizeraõ merecedor de ser Reytor dos Collegios de Braga, Santarem, Porto, e Coimbra em cujo governo deixou a Vida caduca pela eterna a 21 de Setembro de 1661. com 68 annos de idade, e 53. de Companhia. Foy perfeito exemplar de virtudes religiosas. Delle fazem memoria Bib. Societ. pag. 510. col. 1. Franco Imag. da Virtud. em o Nov. de Coimb. Tom. 2. p. 1620. Compoz com o suposto nome de Gregorio de Almeyda.

Restauraçaõ de Portugal prodigiosa. Lisboa por Antonio Alvares. 1643. 4. A esta obra de que o fazem author o Padre Fernando de Queiròs Vida do Irm. Ped. Do Basto. liv. 4. cap. 8. Joan. Soar. de Brit. Theatr. Lusit. Litter. lit. 1. n. 84. Louva elegantemente Nicol. Mont. Vox Turturis in Proaem. Art. 3. pag. 70.

Sermaõ nas Exequias do muy esclarecido Senhor Fr. Luiz AIvarez de Tavora Balio de Lessa, e Lango Fundador do Collegio de S. Lourenço da Cidade do Porto as quais se celebráraõ no mesmo Collegio em 18 de Novembro de 1645. Lisboa por Paulo Crasbeeck. 1646. 4.

Tratado, em evidentemente se prova ser vindo o Messias prometido pelos Profetas. M. S. fol. Conserva-se no Collegio de Evora.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]