Fr. IORGE DE S. JOZÉ chamado no seculo Jozè Serraõ filho de Francisco Serraõ naceo em a Cidade de Lisboa, e foy Pagem do Archiduque Cardeal Alberto quando governava este Reyno. Movido de superior impulso deixando as esperanças, que lhe prometiaõ os seus merecimentos, e a Corte, que lhe dera o berço, recebeo o militar, e religioso habito dos Mercenarios em o Convento de Sevilha donde anhelando a mayor austeridade se passou para os Descalsos da mesma sagrada Familia onde exercitou o seu espirito em todo o genero de virtudes. Penetrou profundamente os mysterios da Theologia Mystica derigindo muitas almas ao caminho da perfeiçaõ. Teve particular efficacia para expellir os demonios dos corpos dos energumenos. Taõ dextramente tocava Orgaõ, que foy convidado com hum largo estipendio pelo Cabbido da Cathedral de Sevilha para nella exercitar este ministerio de que se escuzou com o pretexto de nunca sahir do Convento. Foy Commendador do Convento del Viso junto de Sevilha, e em o de Ossuna habitou pelo espaço de vinte annos onde tolerando com heroica constancia acerbas dores na ultima infermidade havendo muito tempo, que estava tolhido de hum lado passou à patria do descanso a 26 de Outubro de 1636. Delle se lembraõ Nicol. Ant. Bib. Hisp. Tom. 1. pag. 412. col. 2. e Fr. Pedro Cecilio Annal. de la Ord. Descals. de la Merced. Part. 2. liv. 3. cap. 29. §. 29. e liv. 4. cap. 7. §. 1. Compoz

Buelo del espirito,y escala de perfecion. Sevilha por Andres Grande. 1632.

El Solitario contemplativo y Guia espiritual colegido de dichos de los Santos. Lisboa por Jorge Rodrigues. 1616. 8. Sahio traduzido em Portuguez pelo Padre Antonio de Araujo. Lisboa por Joaõ Galraõ. 1678. 8.

Vida do V. Antonio de S. Pedro de quem foy muitos annos Confessor. Que nó salio a luz (saõ palavras de Fr. Andre de Santo Agostinho na Vid. do V. Fr. Antonio de S. Pedro liv. 4. cap. 13. n. 98.) por falta de medios, pero se conserva M. S. en el archivo de la Provincia de Andaluzia, y enquanto a lo substancial es obra digna del mucho espirito de su author.

Relaçaõ do que obrou em commum beneficio no tempo da peste. M. S. Grande parte della está impressa nos Annal. de la Ord. Desc. de la Merced. Part. 2. liv. 3. cap. 29. §. 2. compostos por Fr. Pedro de S. Cecilio.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]