Fr. IORGE COTRIM natural de Lisboa onde teve por Pays a Manoel Cotrim, e Sebastiana Pinheira. No Convento patrio de Nossa Senhora do Monte do Carmo recebeo o habito a 6 de Ianeiro de 1620. e a 10 do dito mez do anno seguinte professou solemnemente. Completos os estudos escholasticos com aplauzo do seu talento ocupou os mais honorificos lugares devidos à madureza do seu juizo, como foraõ ser Prior dos Conventos de S. Romaõ, Setuval, e Lisboa, terceiro Definidor, Custodio da Provincia, e ultimamente Provincial por motu proprio de Alexandre VII. que começou a exercitar em o primeiro de Mayo de 1667. Sendo Prior do Convento de Lisboa celebrou com magnihca pompa pelo espaço de 8 dias a canonizaçaõ da extatica Virgem Santa Maria Magdalena de Pazzi prodigiosa flor que brotando em Florença se tresplantou ao Monte Carmelo para o coroar de sazonados frutos de santidade a cujo sagrado aplauzo deu principio a 29 de Setembro de 1669. e se terminou com hum soberbo triumfo que em varios carros reprezentavaõ as açoens da vida desta Serafica Virgem. Com incansavel disvelo dedicou a mayor parte do tempo na investigaçaõ das antiguidades, e excellencias da sua Ordem até que cheyo de merecimentos passou de caduco a eterno no Convento de Lisboa em o anno de 1678. Delle faz mençaõ Fr. Manoel de Sá Memor. Hist. dos Escrit. do Carm. da Prov. de Portug. cap. 65 . pag. 253. Compoz

Carmelo Lusitano. fol. M. S.

Relaçaõ Historial Ecclesiastica que contem as Provincias, que no Reyno de Portugal, e seus Dominios tem as Sagradas Ordens, e Congregaçoens, e se declara os Conventos de cada huma em particular, assim de Frades, como de Freyras, e as Armas de que cada huma das ditas Provincias uza. 2. Tom. fol. M. S. Começou esta obra no anno de 1677. No fim de 2. Tomo trata da Origem dos Collegios, e Ermidas, que havia até aquelle tempo em a Cidade de Lisboa. Esta obra como a precedente se conservaõ na Livraria do Convento de Lisboa.

Das Armas da Nobreza deste Reyno. M. S. Este livro se deu a pessoa da primeira condiçaõ como escreve Fr. Manoel de Sá no lugar assima referido.

Cathalogo dos Religiosos que falleceraõ na Provincia de Portugal. M. S. Esta obra que estava escrita em Taboas a mandou reduzir a hum livro o Provincial Fr. Antonio da Cunha no anno de 1693. que foy o primeiro do seu Provincialado.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]