IORGE DE S. PAULO natural de Lisboa chamado no seculo Jorge de Carvalho filho de Filicio Rodriguez, e Catherina de Carvalho. Recebeo a murça de Conego Secular da Congregaçaõ do Evangelista em o Convento de Villar a 20 de Iulho de 1609. onde pelas suas letras foy Mestre em Theologia, e pela sua prudencia duas vezes Secretario da Congregaçaõ, Reytor dos Conventos do Porto, e da Feyra, Provedor das Caldas da Rainha. Com incansavel disvelo discorreo por todas as Cazas da sua Congregaçaõ para investigar nos Carthorios os privilegios, e antiguidades della de cujo laborioso exame extrahio noticias que reduzio a sete volumes onde se comprehendem as Fundaçoens dos Conventos de Villar de Frades, de Santo Eloy de Lisboa, de Santo Eloy do Porto, do Convento da Feyra, e Hospital das Caldas. Todos estes volumes escritos da sua propria maõ contribuhiraõ para a Chronica que depois publicou o Padre Francisco de Santa Maria como elle ingenuamente confessa no Prologo dizendo o qual me foy de tanta utilidade quanto naõ posso encarecer. Compoz mais

Chronica da Congregaçaõ dos Conegos Seculares. Desta obra o faz author o Licenciado Iorge Cardoso Agiol. Lusit. Tom. 3. p. 279. no Comment. de 15 de Mayo letr. E. se naõ he a mesma de que se fez assima mençaõ.

Vida da Serenissima Raynha D. Leonor Fundadora do Hospital das Caldas. Escrita no anno de 1656. quando o author era Procurador do dito Hospital, como affirma o Doutor Francisco da Fonceca Henriques Aquileg. Medic. pag. 10.

Falleceo na Villa das Caldas a 21 de Mayo de 1664. Delle faz memoria Ioan. Soar. de Brito Theatr. Lusit. Litter. lit. G. n. 44. e Jacob. Filip. Thomasino Annal. Can. Secul. fol.174 exercitatissimo ingenio, et memoria praecellenti.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]