IORGE DE SÁ SOTOMAYOR Commendador da Ordem de S. Tiago naceo em Coimbra sendo taõ nobre por nacimento como filho de Duarte de Sá, e irmaõ de Antonio Correa de Sá Cathedratico de Canones em a Universidade de Coimbra, e depois Corregedor do Crime da Corte, como pela sciencia Medica em que recebeo o grao de Licenciado a 29 de Novembro de 1551. em a Universidade da sua patria que illustrou com o magisterio quando foy substituto da Cadeira de Prima auzente o Lente Proprietario em 19 de Ianeiro de 1560. Congratulou em nome da Cidade de Coimbra com huma elegante Oraçaõ ao Serenissimo Principe D. Sebastiaõ quando em 13 de Outubro de 1570. vizitou aquella Cidade acompanhado de toda a Corte. Falleceo na patria a 7 de Ianeiro de 1577. com 85. annos de idade. Defendendo humas Concluzoens anteriores ao seu exame privado sustentou algumas opinioens que foraõ criticadas pelos Medicos da Camara delRey D. Ioaõ o III. e para as corroborar com fundamentos mais solidos, publicou

Breves disceptatio medica in qua quaedam objeccta diluuntur, & Oratio in Laudem Serenissimi Principis Ioãnis III. Regis filii. 8. Naõ tem anno nem lugar da ediçaõ, e nome de Impressor.

Falla que fez ao muito alto, e poderozo Rey Dom Sebastiam na entrada de Coimbra aos treze de Outubro de 1570. Dedicada ao mesmo Principe. Coimbra por Ioaõ Alvares Impressor delRey aos nove de Dezembro de 1570. 4.

Conclusiones Medicae. Conimbricae. 1582. 12. Delle fazem memoria Zacuto Hist. lib. 2. Quaest. II. Abrah. Mercklin. Lind. Renovat. Vander. Linden de Scrip. Med. lib. 1. e Ioan. Soar. de Brito Theatr. Lusit. Liter. lit. G. n. 46.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]