Fr. IORGE PINHEYRO natural do lugar de Agueda termo da Villa deAveyro do Bispado de Coimbra onde teve por Pays a Pedro Jorge, e Maria Pinheira. A penetraçaõ do juizo, que logo mostrou na primeira idade, o habilitou para ser alumno da preclarissima Ordem dos Pregadores, que professou no Convento de Lisboa a 15 de Fevereiro de 1589. Aprendidas as sciencias Escholasticas com admiravel progresso naõ somente as dictou aos seus domesticos mas sahindo do claustro a sua vasta litteratura illustrou a Academia Conimbricense, onde recebera o gráo de Doutor, em a Cadeira de Prima de Sagrada Escritura em que jubilou a 7 de Fevereiro de 1647. Foy Prior do Real Convento da Batalha, Provincial eleito no anno de 1634. e Deputado da Inquisiçaõ de Coimbra de que tomou posse a 2 de Abril de 1635. Falleceo com summa piedade no Collegio de Coimbra. Delle faz memoria Monteiro Cathalog. dos Deput. da Inquis. de Coimbra. . 88. e Claustr. Domin. Tom. 3.p. 40. e 225. Compoz

Sermaõ no Auto da Fé, que se celebrou em Coimbra a 29 de Março de 1620. quarta Dominga da Quaresma. Lisboa por Pedro Crasbeeck Impressor delRey. 1620. 4.

Sermaõ das Festas, que o Illustrissimo, e Reverendissimo Senhor D. Ioaõ Manoel Bispo de Coimbra fez na Canonizaçaõ de Santa Izabel Raynha de Portugal no mez de 0utubro de 1625. Sahio no Certame Poetico, que se fez a este assumpto. Coimbra por Diogo Gomes de Loureiro 1626. 4.

Sermaõ pregado na Igreja da Raynha Santa Izabel em o prestito, que a insigne universidade de Coimbra fez dando a Deos,as graças pelo nacimento do principe Balthezar Carlos Domingos.Coimbra pelo dito Impressor 1630. 4.

Tractatus de Abrahamo. 4. M. S.

Tractatus de laudibus Evangelistae et, Baptistae. 4. M. S. Conservaõ-se ambos em a livraria do Connvento de S. Francisco de Lisboa.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]