Fr. IORGE DE SANTA ROSA DE VITERBO Naceo em a Villa de Trovoens do Bispado de Lamego, e na Igreja Matriz recebeo a graça bautismal a 9 de Iulho de 1684. Chegando á juvenil idade de desasete annos deixou heroicamente a amavel companhia de seus nobres Pays Manoel de Almeyda Camello, e D Paula de Figueiredo, e Tavora para abraçar o Serafico instituto da Ordem Terceira em o Convento de S. Ioaõ da Pesqueira onde professou solemnemente a 16 de Iulho de 1702. Estudou as sciencias escholasticas no Convento de Caria, e Collegio de Coimbra, e posto que com a mesma capacidade, com que as aprendeo, as podia dictar, preferio o pulpito á Cadeira exercitando nas Provincias da Beyra, e Tras os montes o ministerio de Orador Evangelico pelo qual mereceo ser feito Pregador Geral por Fr. Ioaõ do Soto Comissario Geral da Familia Trasmontana cuja patente foy aceita pelo Capitulo celebrado no Convento de Nossa Senhora de Iesus a 6 de Outubro de 1631. Publicou

Oraçaõ Panegyrica, Problematica, Gratulatoria, e Genealogica pregada em acçaõ de graças em o dia outavo dos Santos, na Festa que se fez no Convento de S. Francisco do Mogadouro a Nossa Senhora das Merces por haver nacido no seu dia a Senhora D. Maria Anna Bernarda Primogenita dos Excellentissimos Senhores Marquezes de Tavora Condes de S. Ioaõ da Pesqueira. Salamanca na Officina de Maria Esteves Impressora da Universidade. 4. Naõ tem anno da ediçaõ mas foy certamente em 1722.

Zodiaco Soberano que entre dous Cometas da Vida humana contem brilhantes astros em discursos tropologicos, encomiasticos, e exegeticos para os doze mezes do anno, Quaresma, e Advento ideados nas divinas letras, exornados de varias Allegorias, exquisitos Problemas, mysteriosos Ierogliphicos, Filosoficas sentenças, e Humanidades selectas. Com hum Astrolabio Sacro-Rhetorico omnimoda instruçaõ de Pregadores na qual como em Planisferio mathematico estaõ recopilados todos os preceitos de Rhetorica sagrada, breve extracto de quanto o Evangelico Orador deve saber compendiado dos mayores Oradores Gregos, e Latinos, sagrados, e profanos. Tom. 1. Salamanca por Sebastiaõ Estrada, 1726. 4.

Zodiaco Soberano &c. Tom.2. Salamanca por Iozé Villagordo y Alcaraz. 1734. 4. Neste tomo sahio reimpressa a Oraçaõ Panegyrica, Problematica &c. que assima está escrita.

Reposta Apologetica: Crizol de Verdades Orthodoxas calculadas nos signos do Zodiaco Soberano em o seu primeiro Tomo contra a Hypercritica Censura de hum Antigonista antipoda da Verdade. Madrid en la imprensa de los Gusmanes 4. Sem anno da ediçaõ, e nome do author.

Nomenclatura Soberana, Etymologica, Tripologica, e Encomiastica de S. Ioaõ Baptista em huma Oraçaõ literal, Moral, e Panegyrica. Lisboa por Antonio Isidoro da Fonceca. 1742. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]