D. Fr. IORGE DE S. TIAGO insigne alumno da Ordem dos Pregadores, cujo sagrado instituto professou no exemplarissimo Convento de Santo Estevaõ de Salamanca donde passando ao de Pariz com Fr. Gaspar dos Reys que depois foy Bispo Coadjutor com o titulo de Tripoli, do Cardial Infante Arcebispo de Evora, tal foy a aplicaçaõ com que cultivou as letras sagradas que mereceo receber as insignias doutoraes na Faculdade de Theologia conferidas pela Universidade Parisiense. A fama da sua grande literatura, e o ardente zelo, com que promovia os augmentos da Religiaõ no Tribunal do Santo Officio de Coimbra onde em 10 de Novembro de I540. tomara posse do lugar de Inquizidor, moveraõ a ElRey D. Sebastiaõ para o mandar por seu Theologo juntamente com Fr. Ieronimo da Azambuja, e Fr. Gaspar dos Reys todos filhos da esclarecida Religiaõ dos Pregadores, ao Concilio Tridentino convocado por Paulo III. a quem por carta escrita de Evora em 29 de Iulho de 1545. significa o conceito que fazia de Fr. Iorge de S. Tiago, e seus companheiros nestas palavras Caeterum cum legatos meos, et quos illis participes, sociosque destinavi, minore celeritate quám vellem, viderem se ad iter componere, ne ulla esse in me mora videretur ad id, quod Sanctitas tua tantopere vult efficere: delegi ex eo numero viros bonos et eruditos Fr. Georgium a Sancto Jacobo,Fr. Hyeronimum ab Oleastro, et Fr. Gasparem à Regibus Sacrarum litterarum professores, qui ad Sanctitatem tuam celerius mandata mea perferrent, et quid de Sacro Concilio peragendo sentirem, accurate exponerem. Chegando a Trento no anno de 1547. desempenhou com gloria da Naçaõ Portugueza a eleiçaõ, que se fizera da sua pessoa para Congresso taõ veneravel onde foy admirado pela sciencia Theologica, como pela Oratoria Ecclesiastica. Restituido ao Reyno o nomeou para premio dos seus merecimentos ElRey D. Ioaõ o III. Bispo da Cidade de Angra Capital da Ilha Terceira de cuja dignidade lhe passou Bulla a Santidade de Julio III. a 13 de Agosto de 1552. Tanto que entrou na sua Diocese ocupou todo o disvelo em extirpar os vicios, que tinhaõ contaminado grande parte do seu rebanho cuja ardua empreza vendo armada a rebeldia de muitos coraçoens, que pareciaõ de feras, e naõ de homens, com ardor verdadeiramente apostolico triumfou de todos os obstaculos ainda, que por ocasioens esteve sacrificada a sua vida nas sacrilegas aras da impiedade. Para reforma dos custumes, e exacta observancia dos Decretos do Concilio Tridentino celebrou em a solemne Festa do Espirito Santo do anno de 1559. Synodo Diocesano em a Cathedral, cujas Constituiçoens escreveo para directorio das suas ovelhas entre as quais piamente falleceo a 26 de Outubro de 1561. Jaz sepultado na Capella mòr da Cathedral com este Epitafio.

Híc jacet Dominus Georgius à Sancto Jacobo Pastor Angresis inter oves suas primus sepultus.

Varios saõ os Elogios com que eternizáraõ a sua memoria insignes Escritores como saõ Fr. Luiz de Souza Hist. de S. Doming. da Prov. de Portug. Part. 1. liv. 3. cap. 36. Echard. Script. Ord. Praed. Tom. 2. pag. 139. Illustrissimo Cunha Histor. Eccles. de Brag. Part. 2. cap.80. n. 7. Gil Gonzalves de Avila Hist e Antig. De Salam. liv. 3. cap. 3. Fontana Monum. Domin. ad an. 1579. Fernandes Concert. Praedicat. fol. 457. Ioaõ Miguel Gallaria Tom. 1. pag. 391. n.140. Cordeiro Hist. Insulam. liv. 6. cap.II. Fr. Ant. de Souza Aphor. Inquisit. De Orig. Inquis. §. 4. n. 2. Monteiro Cathal. dos Inq. de Coimb. §. 2. e no Claust. Domin. Tom. 1. pag. 29. E Tom. 3. pag. 226. Nicol. Ant. Bib. Hisp. Tom. 1. pag. 412. col. 2. e D. Ant. Caet. De Souza Cathalog. dos Bisp. de Angra. §.3. Compoz.

Oratio habita Tridenti ad Patres Concilii Dominica prima Quadragessimae 27 Februarii. 1547. Sahio com outras Lovanii. 1567. fol. a pag. 36. e no Concil. Gener. Tom. XIV. pag. 1024. Começa. Tanta est altitudo, & subIimitas Mysteriorum Dei &c.

Constituiçoens do Bispado de Angra.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]