Fr. IOZÉ DE BERIGEL natural da Villa do seu apellido situada em a Provincia do Alentejo onde teve por Pays a Antonio Fernandes, e Margarida Martins. Recebeo o serafico habito na reformada Provincia da Piedade a 26 de Iunho de 1726. onde pelos progressos, que fez nos estudos mereceo ser Lente de Theologia, Qualificador do Santo Officio, Examinador das Tres Ordens Militares, e Consultor da Bulla da Cruzada. Foy Secretario duas vezes da sua Provincia, e Custodio. Assistio no Capitulo Geral celebrado em Valhadolid no anno de 1740. Publicou.

Via Sacra elucidada, e defendida. Propoemse nella as advertencias, que na sua ereçaõ devem observarse segundo a declaraçaõ, que o Santissimo Padre Papa Clemente XII. mandou fazer pelo Emminentissimo Senhor Cardial Pico de la Mirandola Perfeito da Sagrada Congregaçaõ das Indulgencias. Lisboa por Antonio Correa de Lemos. 1740. 8.

Sermaõ da Serenissima, e Augustissima Raynha de Portugal Santa Izabel prégado no Capitulo Geral, que celebrou a Religiaõ Serafica na Corte, e Cidade de Valhadolid a 4 de Julho de 1740. Lisboa na Officina Sylviana, e da Academia Real. 1741. 4.

Theosobia Ecclesiastica. e religiosa. fol. M. S. Trata de Cerimonias. Estava prompto, como, vimos, para as licenças.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]