IOZÉ DE COIMBRA DE ANDRADE Fidalgo da Caza de S. Magestade Senhor do Morgado de Nossa Senhora da Conceiçaõ chamado vulgarmente dos Coimbras instituido pelo Doutor Ioaõ de Coimbra no anno de 1630. Naceo em a Cidade de Braga a 20 de Agosto de 1684. sendo filho de Lourenço Jozè de Coimbra, e Andrade Fidalgo da Caza de S. Magestade, e de D. Clara da Sylva. Instruido na lingua Latina frequentou a Universidade de Coimbra aplicado às sciencias severas porem como era herdeiro de huma Caza opulenta se dedicou à cultura das amenas principalmente à liçaõ da Historia profana, e Poetas vulgares em que sahio muito perito. Cazou com D. Bernarda Ignacia Pereira Pimentel filha de Ioaõ Pereira de Miranda, e de D. Ignes Maria Pimentel ambos das principaes Familias Bracharenses de quem naõ teve sucessaõ. Sendo Vereador mais velho do Senado de Braga quando nesta augusta Cidade fez a sua publica entrada a 23 de Julho de 1742. o Serenissimo Senhor D. Iozè de Bragança Arcebispo, e Senhor da mesma Cidade recitou a seguinte Oraçaõ, que se fez publica com o seguinte titulo.
Oraçaõ na gloriosa Entrada, e feliz Posse do sempre augusto Principe, e Serenissimo Senhor D. Jozè na Cidade de Braga. Coimbra no Real Collegio das Artes da Companhia de JESUS. 1742. fol.
Falleceo na sua patria a 27 de Novembro de 1743. sendo o ultimo administrador do Morgado, que desde a sua instituiçaõ se conservara em linha masculina. Iaz sepultado na Capella de Nossa Senhora da Conceiçaõ da Igreja de S. Ioaõ de Souto jazigo da sua Caza.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]