IOZÉ CORREA BARRETO. Naceo em Lisboa a 4 de Abril de 1673. Sendo filho de Antonio Rodrigues de Elvas Cavalleiro professo da Ordem de Christo, e D. Maria Michaela. Estudadas na patria as letras humanas frequentou a Universidade de Coimbra aplicado à Iurisprudencia Cesarea em cuja Faculdade se formou a 22 de Iulho de 1695. mostrando tal viveza de engenho, e felicidade de comprehensaõ que parecia Mestre quando era discipulo. Restituido a patria exercitou o Officio de Patrono de Cauzas Forenses correspondendo o aplauzo dos mayores professores da Jurisprudencia á profunda vastidaõ da sua literatura que unida á candura do genio, e á urbanidade do trato se fez digno de grande estimaçaõ. He Advogado da Caza da Suplicaçaõ, e Promotor da Capella, e Padroado Real. Das muitas, e doutissimas Allegaçoens Juridicas que tem escrito patrocinando as cauzas controvertidas entre os Litigantes da primeira esfera se fizeraõ publicas as seguintes.

Allegaçaõ de Direito a favor do Excellentissimo Senhor Marquez Mordomo mór sobre a suceçaõ do Estado, e Caza de Aveiro. Lisboa por Paschoal da Sylva Impressor de Sua Magestade. 1719. fol.

Allegaçaõ practica, e juridica sobre a posse e sucessaõ do Titulo, e Caza da Feira contra os Senhores Procuradores da Coroa, e Infantado a favor de D. Alvaro Pereira Forjás Coutinho. Lisboa por Mathias Pereira da Sylva, e Ioaõ Antunes Pedrozo. 1720. fol.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]