Fr. IOZÉ DO EGYPTO natural de Lisboa, e religioso professo da Serafica Provincia de Portugal onde ocupou com louvavel opiniaõ do seu talento os lugares de Presidente do Real Convento de S. Francisco de Lisboa, de Guardiaõ do Convento do Espirito Santo da Villa de Gouvea, e de Comissario da Ordem Terceira do Convento de S. Francisco da Ponte de Coimbra a cujo ardente zelo se deve o seu augmento. Fo y suficientemente instruido na liçaõ da Sagrada Escritura, e Santos Padres, e muito versado em as noticias da sua penitente Ordem. Falleceo no anno de 1722. Publicou.

Ramalhete serafico composto de varias flores espirituaes para salvaçaõ, e aproveitamento dos Irmãos Terceiros Seculares da Veneravel Ordem Terceira da Penitencia. Coimbra por Bento Seco Ferreira. 1716. 8.

Infante Peregrino, Escravo Principe filho de Jacob em estilo politico, moral, e Historico. Lisboa na Officina da Musica. 1721. 4.

Thesouro espiritual serafico, guia de Catholicos para o Reyno da Bemaventurança pelo caminho da serafica, Santa, e Sagrada Ordem Terceira da Penitencia instituida por S. Francisco. &c. Primeira Parte. Lisboa por Mathias Pereira da Sylva, e Joaõ Antunes Pedrozo. 1721. 4.

Traduzio do Castelhano em Portuguez.

Relogio da alma, e despertador da vida Humana em que se contem varios exercicios uteis, e proveitosos á salvaçaõ de hum pecador &c. Lisboa por Paschoal da Sylva. 1723. 8.

Flos Sanctorum da Veneravel Ordem Terceira da Penitencia de Nosso Padre S. Francisco. 4. M. S.

Instruçaõ esrpiritual serafica pára os filhos da Veneravel Ordem Terceira da Penitencia de S. Francisco em que trata do amor de Deos, e do proximo. 4. M. S.

Estas duas obras estavaõ promptas para a impressaõ, e as conserva em seu poder o Padre Mestre Fr. Antonio Caetano de S. Boaventura de quem já fizemos mençaõ em seu lugar, e pereceraõ no fatal incendio, que consumio o Convento de Lisboa na madrugada de 30 de Novembro de I1741.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]