D. Fr. IOZÉ DELGARTE natural de Coimbra filho do Doutor Ioaõ Delgarte da Costa, e D. Anna Moreira. Na idade juvenil professou o sagrado instituto da illustre Ordem da Santissima Trindade em o Convento de Santarem a 19 de Agosto de 1681. onde instruido nas sciencias severas para as quais teve admiravel comprehensaõ, dictou Theologia Moral, e foy Pregador Geral do numero da sua Provincia, e Reytor do Collegio de Coimbra. Por muitos annos exercitou o ministerio de Orador Evangelico com grande fruto dos ouvintes sendo os seus discursos derigidos à reforma dos custumes, e naõ lizonja dos ouvidos. Mereceo pela sua exemplar vida as estimaçoens dos Reys D. Pedro II. e D. Joaõ o V. que o nomeou a 29 de Fevereiro de 1716. Bispo do Maranhaõ em cuja dignidade foy sagrado a 27 de Dezembro do dito anno pelo Illustrissimo Arcebispo de Laodicea Vicente Bichi Nuncio Apostolico nesse Reyno, e agora Cardial da Igreja Romana. No anno de 1717. deu a entrada publica na sua Diocese a qual vizitou com grande zelo caminhando mais de mil, e quinhentas legoas, e conferindo o Sacramento da Confirmaçaõ a quatro mil Pessoas. Falleceo com summa piedade em o seu Bispado a 14 de Dezembro de 1724. Jaz sepultado na Sancristia do Convento de Nossa Senhora das Mercès da Cidade de S. Luiz do Maranhaõ. Delle faz memoria Marangoni Thesaur Paroch. Tom. 2. pag. 88.
Compoz
Sermaõ na ocasiaõ, que se queimou o Convento da Trindade de Lisboa pregado na Igreja do mesmo Convento a 30 de Setembro de 1708. Coimbra por Bento Seco Ferreira. 1709. 4.
Sermaõ pregado ao recolher da Procissaõ na Tresladaçaõ da Milagrosa Imagem do Santo Christo de Santa Justa para a igreja de S. Tiago por causa da grande chea com que o rio Mondego allagou a Igreya, em que estava collocada a dita Imagem. Coimbra. por Antonio Simoens Impressor da Universidade. 1709. 4.
Sermaõ pregado no Triduo, que na Cathedral da Corte de Lisboa celebrou o Illustrissimo, e Reverendissimo Cabbido Sè Varante a 6 de Mayo na ocasaõ, que na Villa de Setubal sucedeo hum roubo Sacrilego anno 1715. Lisboa por Antonio Pedrozo Galraõ. 1715. 4.
Novena considerada em alguns prodigios da milagroza vida de Santo Onofre. Lisboa por Antonio Pedrozo Galraõ. 1713. 12. e Coimbra no Collegio das Artes. 1727. 12.
Sermoens varios 3. Tom. fol. M. S. Estavaõ promptos para a impressaõ, que naõ teve effeito por se auzentar o Author para o seu Bispado.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]