IOZÉ DE FARIA Cavalleiro professo da Ordem de Christo Fidalgo da Caza Real naceo em Lisboa onde aprendidos os primeiros rudimentos deu claros argumentos da viveza do engenho de que liberal o ornara a natureza. Na Universidade de Coimbra aplicado ao estudo da Jurisprudencia Cesarea pareceo ser Mestre quando era discipulo merecendo pela sua litteratura, e desinteresse ocupar os lugares de Dezembargador da Caza da Suplicaçaõ, Conselheiro do Conselho Ultramarino, e do Conselho da Fazenda. Pelas prudentes maximas do seu juizo foy eleito Enviado Extraordinario a Inglaterra, donde passou com o mesmo Caracter a Madrid, e residindo muito annos em huma, e outra Corte dezempenhou as obrigaçoens do seu ministerio. Nomeado para que o exercitasse na Corte de Roma se naõ effeituou esta nomeaçaõ por ser eleito por ElRey D. Pedro II. seu Secretario da Assinatura, e foy depois de Estado por morte de Mendo de Foyos Pereira. A vasta noticia, que teve da Historia Ecclesiastica, e secular lhe adquirio os lugares de Chronista mór do Reyno, e Guarda mór da Torre do Tombo em que foy provido no anno de 1695. Mereceo o principado entre os Genealogicos por ser eminente nesta principal parte da Historia para a qual além da profunda vastidaõ do seu estudo concorria a felicidade da memoria com que repetia fielmente os Chefes, e ramos das Familias deste Reyno, como tambem de Espanha, França, e Alemanha. Juntou com igual dispendio, que eleiçaõ huma numerosa Livraria em as Cortes onde fora Ministro da qual comprou grande parte o Excellentissimo Conde da Ericeira D. Francisco Xavier de Menezes com que augmentou mais na qualidade, que em o numero a sua admiravel Bibliotheca. Falleceo em idade provecta em Lisboa a 15 de Setembro de 1703. Iaz sepultado em o Convento do Carmo. Celebraõ a sua memoria Manoel de Souza Moreira Theatr. Gen. de la gran Caza de Souza. pag. 483. Genealogista primero entre los mayores de España, y uno de los más consummados sugetos, que en todo genero de humana erudicion oy reconoce la Europa. Franckenau Bib. Hisp. Gen. Herald. pag. 248. Vir ut aulicis in artibus, fic et in studiis Historico imprimis Genealogicoque versatissimus Gregorio Leti. Cerem. Polit. Trat. 6. liv. 6. p. 605. Souza Apparat. á Hist. Gen. da Caz. Real Portu. pag. 142. §. 167. Foy muito erudito com grande vastidaõ na Historia, muy aplicado á Genealogia em que trabalhou com genio, e em que foy eminente. Compoz.
Nobiliario das Familias Portuguezas 6. Tom. fol. M. S. Por morte do Author possuia esta obra o Illustrissimo Bispo do Algarve D. Antonio Pereira da Sylva curioso da Genealogia.
Descendencia da Serenissima Caza de Bragança desde o Duque D. Affonso historiada, em que se comprehendem tres mil duzentos, e setenta, e outo descendentes. fol. M. S. O original conservava Belchior de Andrade Leytaõ Fidalgo da Caza de S. Magestade, e Escrivaõ dos Filhamentos de quem se fez memoria em seu lugar. Huma Copia está na Livraria do Excellentissimo Marquez do Louriçal e outra conserva o Padre D. Antonio Caetano de Souza como escreve no lugar assima allegado affirmando ser obra de trabalho em que se vé a sua grande liçaõ, e conhecimento da Historia Genealogica de toda a Europa. O mesmo Padre possue alguns Titulos de Familias escritos da propria maõ do Author de quem faz repetida memoria na Hist. Gen. da Caz. Real Portug. Tom. 2. pag. 47. e Tom. 7. pag. 720.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]