IOZÉ DE FARIA MANOEL Naceo em Lisboa onde instruido em as letras amenas passou a estudar as severas em a Universidade de Evora, que lhe conferio o gráo de Doutor na Faculdade da Theologia. Restituido à patria foy Capellaõ, e Confessor da Capella Real dos Serenissimos Monarchas D. Affonso VI. e D. Pedro II. Poetizou com elegancia, e orou com eloquencia por cujos dotes mereceo ser alumno das celebres Academias dos Generosos, e Singulares onde conciliou as atençoens, e aplauzos dos seus mais famosos Collegas. No exercicio da Oratoria Ecclesiastica naõ adquirio menor fama pregando com subtileza, e profundidade em os mais authorizados pulpitos da Corte. Falleceo em Lisboa a 15 de Novembro de 1689. Jaz sepultado no Cameiro da Congregaçaõ da Doutrina em a Caza professa de S. Roque. Publicou.

Sermaõ do Triumfo da Cruz na Dominga de Ramos á tarde prègado na Igreja de Santos o Velho. Lisboa por Ioaõ da Costa. 1671. 4. e Coimbra por Joaõ Antunes. 1692. 4.

Sermaõ no Officio dos Defuntos da Irmandade dos Clerigos ricos da Caridade na Igreja da Magdalena. Lisboa pelo dito Impressor. 1671. 4. e Coimbra por Ioaõ Antunes. 1692. 4.

Sermaõ da Sexta Feira do Paralitico. Lisboa por Ioaõ da Costa. 1672. 4.

Officio particular da V. e M. Santa Barbara sua vida, e milagres. Lisboa por Domingos Carneiro. 1683. 12. & ibi por Miguel Deslandes. 1701. 8. nas Flor. De Devoçaõ de Ignacio Lopes de Moura.

O Thesouro do Ceo descuberto no Campo huma breve, e devotissima Oraçaõ para huma alma se pòr bem com Deos, e adquerir grandes merecimentos a pouco custo; acertar em tudo o que pedir a Deos, e satisfazer com hum modo facil com as obrigaçoens principaes, que tem. Lisboa por Domingos Carneiro. 1680. 8. He traduçaõ de Castelhano do Padre Bernardino de Vilhegas Jesuita.

Espelho da alma traduzido de Latim do V. Luiz Blossio, e acrecentado com varias devoçoens espirituaes. Lisboa por Antonio Crasbeeck de Mello. 1678. 8.

Philothea Portugueza, ou Caminho Real da Cruz. Lisboa por Domingos Carneiro. 1682. 8. He traduçaõ de Castelhano do V. D. Ioaõ de Palafox.

Instruçaõ para examinar a conciencia antes da confissaõ Geral, ou particular. He traduçaõ de Castelhano do Padre Francisco do Soto Jesuita.

Avizos contra os enganos da vida, e motivos da Contriçaõ para nova vida da alma. Lisboa por Domingos Carneiro. 1685. 4. Saõ diversos Romances.

Modo de Orar no Lausperene das Quarenta Horas concedido a Lisboa por Innocencio XI. Lisboa pelo dito Impressor. 1682. 12.

Festas Reaes na Corte de Lisboa ao feliz cazamento dos Reys de Graõ Bretanha Carlos, e Catherina com os Touros, que se correraõ no Terreiro do Paço em Outubro de 1661. Lisboa por Domingos Carneiro. 1661. 4. Consta de tres Sylvas muito largas em que se relata os tres dias da Festa dos Touros, sem o nome do Author.

Tersicore Musa Academica, diversos assumptos na Aula dos Academicos de Lisboa Lisboa por Ioaõ da Costa. 1666. 12.

Solliloquios ao Santissimo Sacramento. Lisboa por Domingos Carneiro. 1662. 12. Sahio no livro do Rosario de Fr. Francisco Falconi Dominico.

Soneto, Romance, e 4 Decimas. Nos Avizos para la muerte. Lisboa por Domingos Carneiro. 1659. 24.

Tres Sonetos Portuguezes, e huma Decima á morte do Marquez de Tavora Luiz Alvares de Tavora. Sahio no Comp. Paneg. da Vid. deste Fidalgo. Lisboa por Antonio Rodriguez de Aureu. 1674. 4.

Oraçaõ recitada a 13 de Janeiro de 1664. na Academia dos Singulares. Sahio na 1. Parte desta Academia com dous Sonetos a diversos assumptos do mesmo Author. Lisboa por Henrique Valente de Oliveira. 1665. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]