D. ANTONIO DE ALMEIDA PORTUGAL SOARES ALARCÃO MELLO CASTRO ATAIDE EÇA MASCARENHAS SILVA E LENCASTRE, quinto Marquez de Lavradio e oitavo Conde de Avintes. (V. a Resenha das Familias Titulares do Reino de Portugal, e os Almanachs de Portugal do Sr. Valdez). – N. a 11 de Fevereiro de 1794. – E.

395) Discurso repetido pelo Marquez de Lavradio D. Antonio, Procurador eleito pelos povos de Torres Vedras, na primeira conferencia que o braço dos povos celebrou em S. Francisco da Cidade. – Lisboa, na Impressão Regia 1828. fol. de 4 pag.

396) Historia abbreviada das Sociedades secretas. Lisboa, Imp. Commercial 1854. 4.º de 27 pag. – É na maior parte extrahida do que escreveu Barruel nas Memorias para a historia do Jacobinismo, obra que desde muitos annos gosa de pouco credito, por sua conhecida parcialidade e espirito de partido que dominava seu auctor.

397) Reflexões sobre a cholera morbus nos animaes brutos. Insertas no Jornal da Sociedade das Sciencias Medicas de Lisboa, tomo XII pag. 266 a 272.

398) Algumas observações sobre a Inquisição, sobre os Cruzados, e outros objectos analogos… Em resposta á obra intitulada: Da origem e estabelecimento da Inquisição em Portugal por A. Herculano. Lisboa, na Typ. de Mathias José Marques da Silva 1856. 4.º de VIII-78 pag.

Tem tambem escripto um grande numero de artigos sobre diversas especies, insertos no jornal politico a Nação, na Missão Portugueza e em varios outros periodicos religiosos de Lisboa; sendo possivel que haja ainda mais algumas composições, que não tenham chegado ao meu conhecimento.

 

[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]